2017/08/13

Mazda criou motor "diesel" a gasolina


Com os motores diesel a ficarem sob a mira das "batotas", a Mazda anuncia a resposta perfeita que muitos fabricantes têm tentado tornar realidade há anos: a de um motor a gasolina que funciona como um diesel e promete melhorias no consumo de até 30%.

Os motores de combustão interna funcionam basicamente com o mesmo princípio, no entanto há algumas diferenças significativas entre os motores diesel e a gasolina, com estes últimos a dependerem das velas de ignição para causarem a explosão dentro dos cilindros, enquanto nos motores diesel essa explosão é feita automaticamente devido à pressão. Muitas têm sido as marcas automóveis que têm tentado aplicar este mesmo princípio dos diesel aos motores a gasolina, mas o que é certo é que ninguém o tinha conseguido fazer (ou, dirão os fãs das teorias da conspiração, não tinham interesse em fazê-lo) até agora: a Mazda diz que tem um destes motores pronto para chegar ao mercado em 2019.

É certo que isto pouco ou nada significará para aqueles que já nem imaginam comprar um carro que não seja eléctrico, havendo já vários países que anunciaram a intenção de proibir completamente carros com motores a combustão já em 2040. No entanto, 20 anos é muito tempo, e mesmo que alguns países os proíbam, haverá muitos outros onde estes carros poderão circular durante muito mais décadas.

... Teria sido bom que a Mazda tivesse anunciado uma melhoria idêntica a nível das baterias, que permitisse mais 30% de autonomia... mas por enquanto, temos que nos contentar com as eventuais reduções dos consumos (e emissões poluentes), vindo recolocar os motores a gasolina a par dos motores diesel.


Actualização: aqui fica um vídeo a explicar o funcionamento do motor HCCI da Mazda.

2 comentários: