2017/08/02

Mecool M8S Pro+ [contacto]

TV boxes Android é algo que hoje em dia há com fartura, com preços bastante reduzidos, mas nem sempre o mais barato é o melhor negócio, como nos revela o nosso Luis Costa a respeito deste Mecool M8S Pro+.


O mercado online é capaz de nos proporcionar verdadeiros negócios da China, mas há que saber estar atento para tentar separar o trigo do joio antes que seja tarde de mais. Nem sempre é possível ter este cuidado, seja por falta de informação disponível ou pelo facto de estarmos na presença daquilo que poderá ser uma excelente oportunidade.

O MECOOL M8S Pro+ é uma box Android com hardware igual a tantas outras opções que podemos encontrar no mercado. Tem um processador Amlogic S905X, 2GB de RAM e 16GB para armazenamento. Suporta WiFi n, tem uma porta de rede, duas portas USB 2.0, HDMI e leitor de cartões SD.


O suporte Widevine Level 1 DRM e o Android 7.1.1 deixavam antever a possibilidade de visualizar conteúdos do Netflix a 4K e, tendo em conta o preço a que se encontrava (37 euros), era um risco aceitável (sendo que actualmente até já se pode encontrar por apenas 27 euros).

Em termos de qualidade de acabamentos, temos uma box com plástico barato, mas este facto não é propriamente inesperado neste segmento de preço.


O arranque é bastante rápido, e o launcher bastante simples, com apenas alguns ícones para as apps mais utilizadas num media center.


Pelo lado positivo, o facto de não vir com demasiadas apps pré-instaladas. O TV Center que aparece em primeiro lugar não está instalado, mas se clicarem no ícone, poder proceder à instalação.


Este TV Center não é mais do que uma versão (desactualizada) do Kodi.


Como curiosidade, o facto de vir recheado de plugins "menos recomendáveis".


 Na área de notificações, duas mensagens muito estranhas. Pesquisei sobre o assunto, e encontrei mais pessoas a falar do mesmo, mas não consegui uma explicação para este assunto.


Clicando no BCenter, abre este ecrã, o qual não corresponde a nenhuma das app que estão disponíveis no launcher.


Instalei o MalwareBytes, e este não encontrou ameaças. Menos mal, mas não deixa de ser muito estranho ter estas apps a correr.


A versão do Netfix que vem instalada é a de smartphone, qual não dá acesso a conteúdos 4K. Tratei de instalar a loja Aptoide, para ter acesso ao Netflix para Android TV.



Como curiosidade, o facto de algumas apps não aparecerem listadas no Google Play, apenas na Aptoide. Assim sendo, como poderá o utilizador actualizá-las se não instalar a loja da Aptoide?


Bem, o importante era verificar o funcionamento do Netflix, e infelizmente a box não cumpre o esperado. Apenas são apresentados conteúdos HD e mesmo estes apresentam alguns atrasos, com a imagem a não ser fluída.


O desejado, era algo como na imagem em cima, mas infelizmente, esta box não permite a visualização deste tipo de conteúdos, isto pelo menos na forma como nos chegou às mãos. Se querem ver Neflix 4K, optem pela WeTek Hub ou a Xiaomi Mi Box, equipamentos que vão cumprir esta missão exemplarmente.

Por: Luis Costa

20 comentários:

  1. A questão do Netflix não suportar 4k não é um problema da Box, até porque a mesma não diz em lado nenhum que é possível fazê-lo.
    A Netflix só permite o streaming nessa resolução em aparelhos certificados pela mesma, como por exemplo a Mi Box.
    Podem aceder à lista(desactualizada) dos mesmos em:
    https://help.netflix.com/en/node/13444

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão é que na altura que foi colocada à venda, o Netflix 4K foi apresentado como grande bandeira, entretanto retirada. Basta procurar um pouco para encontrar esta informação.

      Eliminar
  2. No link de venda da Box que vocês partilham, está claramente escrito:
    "Authorized DRM Widevine LEVEL 1 and HDCP: Support HD Online Video [ Max 1080p Youtube/ 720p Netflix/ 720p Amazon ]"

    ResponderEliminar
  3. Pessoal, queria saber uma coisa.
    Eu tenho uma box, custou-me 20 ou 30 euros na altura (promoção), e quando vejo videos no kodi, a imagem não é fluida. Muitas vezes parece ter uma paragens, e notasse mais em cenas de filmes que mostrem paisagens ou muita frequencia de frames (cenas de luta com muitos efeitos a mistura)

    Nao quero gastar muito dinheiro, no entanto queria arranjar uma box melhor. Aconselham algumas, fora estas do artigo?

    Já agora, porque e que isto acontece com as imagens dos video/filmes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A semana passada estive a experimentar a Mi Box, e porta-se bem com tudo o que seja vídeo em Full HD e 4K, sem soluços e com fluidez. O "problema" é que já vai para preços a rondar os 60-70 €, embora por vezes esteja em promoção, por volta dos 50€.

      Eliminar
    2. Pode ser de muitos factores: pode ser do dispositivo de onde estás a ler não ter velocidade suficiente (cartão SD, por exemplo); no caso de streaming pode ser da ligação (WiFi); ou pode ainda ser da propria codificação dos conteúdos (codecs que não têm aceleração por hardware no chipset da box, ou bitrates demasiado elevados que não sejam suportados - ou ainda, a possibilidade de poder ser mesmo do próprio encoding...)

      Terás que despistar caso por caso... por exemplo, se estiveres a usar WiFi experimentar o mesmo conteúdo com uma ligação ethernet por cabo, ou via pen USB para evitar a rede, ou o mesmo conteúdo em diferentes resoluções/codecs... etc.

      Por norma, as boxes mais recentes não têm qualquer problema a digerir conteúdos H.264 e H.265, mesmo em resoluções 4K.

      Eliminar
    3. Sim, a Mi Box é uma excelente opção, ainda há dias falamos de uma promoção com ela a 49 euros.

      Eliminar
    4. NVIDIA Shield TV Box! Tenho há um ano e meio e não quero outra coisa!
      Claro que é outro patamar de preços,mas, para o uso que dou a box já me esqueci o que paguei por ela...

      Eliminar
    5. Obrigado pelas respostas. Em relação a net, eu ja uso por cabo, e tenho fibra (95+ D / 95+ U) o que acho que não deva ser problemas. A própria Netflix dá-me esse problema, calculo que seja da box.

      Eliminar
    6. Sim, poderá ser. Qual é o modelo?
      Quanto a esta, pode ser que ainda haja salvação para kodi e Netflix HD. Espero ter novidades em breve.

      Eliminar
  4. Na altura comprei esta, era mais para teste, para ver como era.
    "SCISHION V88 TV Box Player Rockchip 3229 Quad Core"

    No final, tornou-se mesmo o meu media center, ando com aquilo pela casa toda, dependendo de onde estou (sala, quarto, escritorio...).
    Agora tenho e a sensação, que é fraca demais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sugiro que passes por aqui https://goo.gl/XCRt6X para veres se têm algo que possa ajudar.

      Eliminar
  5. meu icone Tv center não abre. parou assim sem mais nem menos. o restante funciona normalmente. O que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não houver melhor solução, uma reposição de fábrica depois de feito um backup dos dados.

      Eliminar
  6. Bom dia,
    Tenho uma box dessas mas altera sempre o idioma para chinês após desligar ou reiniciar. Alguém sabe o motivo?
    Quer coloque ao inglês ou Portuges, sempre que desligar ou reinicio fica em chinês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma reposição de fábrica pode ajudar a esclarecer as dúvidas.

      Eliminar
  7. Olá boa tarde

    Acabei de adquirir uma boa Mecool M8S Pro W, e ao ligar todos os cabos, não me aparece nenhum menu, como por exemplo, tipo de ligação à internet ou qualquer símbolo do sistema andróide, só me aparece o tipo de língua e à qual não consigo selecionar.
    Agradeço qualquer ajuda. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sugiro que ligue um rato ou teclado USB para poder efectuar a selecção do idioma.

      Eliminar
  8. Acabei de adquirir uma boa Mecool M8S Pro W, e ao ligar todos os cabos, não me aparece nenhum menu, como por exemplo, tipo de ligação à internet ou qualquer símbolo do sistema andróide, só me aparece o tipo de língua e à qual não consigo selecionar.
    Já liguei um rato e telclado e mesmo assim não permite selecionar o idioma.

    ResponderEliminar