2017/08/31

Motorola apresenta Moto Z2 Force e Moto X4 em Berlim

O nosso Luis Costa não tem tido tempo para descansar na IFA, e já teve oportunidade de mexer nos mais recentes modelos da Motorola.


A Lenovo, através da sua subsidiária Motorola Mobility, apresentou hoje na IFA em Berlim dois smartphones, o Moto X4 uma novidade a nível mundial, e o Moto Z2 Force para os mercados EMEA.



Este Z2 Force tem um ecrã AMOLED de 5,5" com resolução Quad HD, num corpo super fino em alumínio, o que o torna num smartphone muito leve, mas ao mesmo tempo resistente. O ecrã tem ainda uma particularidade interessante, pois não se parte ou racha, sendo por isso uma excelente opção para os mais descuidados (faltando avaliar a sua resistência aos riscos). Tem uma dupla câmara de 12MP, uma monocromática outra com um sensor RGB, que permitem obter um efeito bokeh, com o fundo desfocado. O processador Snapdragon 835 permite um desempenho superior e a bateria de 2730mAh, com suporte para carregamento rápido, garante uma utilização despreocupada.









No caso do Moto X4, vê-se que a aposta na qualidade continua, com acabamentos ao nível de qualquer topo de gama, em vidro e metal. Aqui o hardware recai sobre um Snapdragon 630, ecrã Full HD de 5", e bateria de 3000mAh. Também incluído está um carregador TurboPower de 15W que deverá permitir obter 6 horas de utilização com apenas 15 minutos de carga.


Tem uma dupla câmara de 12MP e 8MP telephoto, o que permite desfocar uma zona. Através das opções da câmara, é possível passar a zona desfocada a preto e branco. Outra possibilidade é a remoção de todas as cores, excepto uma, o que permite destacar uma zona específica da fotografia. O software da câmara permite ainda identificar monumentos e objectos, apresentado dados obtidos em pesquisas na internet.

É curioso ver a aposta em diferentes sistemas: no Z2 Force temos a aposta em sensores com a mesma resolução, um monocromático outro a cores (como a Huawei faz nos P9 e P10); no X4 temos dois sensores a cores com lentes diferentes (como a Apple faz no iPhone 7 Plus).


A câmara frontal tem 16MP para captar as selfies perfeitas, com a possibilidade de serem panorâmicas. Em ambientes de pouca luminosidade, a câmara pode combinar os pixeis reduzindo a resolução para 4MP para obter melhores imagens.

Outro ponto de destaque é o suporte para diferentes assistentes (Google Assistant e Alexa da Amazon) que são activados consoante a palavra chave, sendo mais um passo no sentido que se deverá seguir, deixando que os utilizadores escolham o assistente que preferirem para cada tarefa.

Chega à Europa em Setembro com um preço de 399 euros, faltando ainda saber quais os planos que a Motorola tem para Portugal (algo que tentaremos descobrir quando apanharmos um dos seus responsáveis).

1 comentário:

  1. 16 modelos! Não há pachorra para tentar descortinar semelhanças/diferenças, na altura da compra...
    É mesmo mania do chinês encher o saco, qualquer dia têm mais modelos do que a "Xiaomi-toma-lá-1-modelo-por-mês"!
    O melhor é mudar de ares... ;)

    ResponderEliminar