2017/08/02

Tesla Model 3 vem com câmara a filmar o habitáculo


Já sabíamos que o Model 3 da Tesla vinha equipado com mais de uma dezena de câmaras para lhe dar a capacidade de condução autónoma; no entanto há uma delas que poderá preocupar alguns condutores e passageiros, pois está a observar o que se passa no habitáculo.

O caso tem dado que falar por não ter sido expressamente referido pela Tesla durante a apresentação ou a cerimónia de entrega dos primeiros Model 3, embora já tenha vindo dizer que neste momento a câmara ainda não se encontra activa, e que isso só após a chegada de actualizações futuras.

É natural que a existência de uma câmara apontada para o habitáculo do Tesla 3 levante algumas questões de privacidade, mas há também que relembrar que existem inúmeros carros no mercado com câmaras constantemente apontadas para os condutores, para detectar os seus níveis de atenção e sonolência. É certo que aqui o caso é um pouco diferente, pois a câmara pode captar todo o habitáculo e não apenas o condutor, e o facto dos Tesla terem uma ligação de dados permanente também poderá gerar mais desconfiança do que um carro que tenha câmaras mas que funcione em modo puramente offline.

... De qualquer forma, quem estiver preocupado poderá facilmente resolver o problema colocando um adesivo por cima da câmara, uma qualquer peça (que não deverá demorar a ser criada por alguém via impressão 3D) que obstrua o campo de visão para permitir apanhar apenas o condutor. Mas depois que não se venham queixar, em caso de roubo ou qualquer outro incidente, não poderem ver o que se passou.

Aliás, usando a premissa de que os "nossos" dados são nossos, a Tesla até deveria facilitar que cada cliente com um Model 3 tivesse acesso facilitado às imagens captadas por esta câmara (e as outras também)... Seria ridículo ter que instalar uma câmara no pára-brisas num carro que já têm câmaras apontadas em todas as direcções. ;P

2 comentários:

  1. Parece-me óbvio se tu disponibilizares o teu carro na pool da Tesla que vais querer saber o uso que lhe é dado dentro do habitáculo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é uma jogada para o "futuro". Mas considerando que a lista de espera é de 1 ano, e nem há datas para conducao autónoma total (e ainda menos fora dos EUA), nem datas para esse "Tesla pool" partilhado... suspeito que quando tudo estiver alinhado para isso avançar, já o Model 3 estará obsoleto.

      ... Mas, não é nada que um autocolante em cima da câmara não resolva. :)

      (Se o Elon Musk estiver bem disposto, até coloca isso na lista de opcionais para o Model 3... ;)

      Eliminar