2017/09/20

5 apps de Realidade Aumentada para experimentares no iOS 11


A chegada do iOS 11 vem acompanhada pelo ARKit que abre as portas aos mundos da realidade aumentada, e aqui estão várias sugestões de apps que poderão explorar para avaliar as suas potencialidades.

As apps de realidade aumentada não são propriamente uma novidade; há anos que existem nas plataformas mobile. A novidade trazida pelo ARKit é que, para além de facilitar o trabalho aos developers, que podem tirar partido desta tecnologia sem necessitarem ser especialistas, utiliza o tracking óptico feito pela câmara (em combinação com os acelerómetros e giroscópio) para dispensar os habituais marcadores que anteriormente eram necessários - pelo que, para todos os efeitos, agora basta "apontar e brincar", sem qualquer pré-requisito extra.

Depois de terem feito a actualização para o iOS 11, eis algumas das apps de realidade aumentada que poderão experimentar:


  • World Brush - deixa pintar "no ar", ao estilo da popular Tilt Brush da Google para o HTC Vive
  • Edmunds - deixa visualizar o espaço ocupado por um carro, para ver se cabe na garagem
  • Stack AR - um jogo que nos desafia a empilhar blocos
  • AR Measure Kit - fazer todo o tipo de medições no mundo real
  • Thomas and Friends: Minis - um jogo do popular comboio Thomas que pode ser apresentado no mundo real - sucesso garantido entre os mais pequenos (e graúdos também)

É perfeitamente natural que ao longo das próximas semanas surjam milhares de apps em realidade aumentada, muitas das quais apenas com o intuito de se aproveitarem do factor novidade. Mas, daqui por mais alguns meses é natural que já só comecem a resistir aquelas que realmente ofereçam funcionalidades válidas - e também a surgir apps que tirem partido desta tecnologia de forma inovadora e inesperada.

2 comentários:

  1. Olá pessoal, nós da Sinergia Studios daqui de São Paulo acabamos de lançar nosso jogo de Realidade Aumentada para Apple, quem quiser dar uma olhada é só clicar: https://www.facebook.com/armyofrobotsgame/photos/a.195050857705603.1073741828.190585334818822/195050814372274/?type=3

    ResponderEliminar