2017/09/25

Como forçar o reboot num iPhone X


O processo de fazer reboots nos iPhones volta a sofrer alterações com a chegada do iPhone X sem home button, mas curiosamente a Apple optou por um novo método diferente do utilizado no iPhone 7.

O processo de forçar o reboot num iPhone é algo raro mas que, de tempos a tempos, lá pode ter que ser feito (no caso do sistema ficar bloqueado e sem reacção) - ao ponto de muitos utilizadores saberem que isso é conseguido pressionando simultaneamente o botão de power e o home button até verem surgir o logotipo da Apple no ecrã.

Com o iPhone 7, sem botão home button físico, a Apple alterou o processo, que passou a ser feito com a combinação de teclas volume down + power button. Mas com o iPhone X, onde se esperaria que a Apple mantivesse o mesmo processo, temos nova alteração. Para se forçar o reboot num iPhone X será necessário:
  1. Carregar e largar rapidamente o botão de volume up 
  2. Carregar e largar rapidamente o botão de volume down
  3. Carregar continuamente o botão de power até surgir o logotipo da Apple.

É um processo um pouco mais rebuscado mas que, tendo em conta que é um procedimento feito com pouca frequência, não deverá ser problemático - embora venha mudar o processo tradicional de como isto era feito. Aliás, poderá até tornar-se mais fácil para pessoas com mobilidade reduzida que tivessem dificuldades físicas em pressionar dois botões simultaneamente; havendo também quem lance a possibilidade desta alteração visar a redução de accionamentos acidentais no caso do iPhone ser "apertado" acidentalmente de ambos os lados (mas se fosse este o caso, seria de esperar que a Apple também aplicasse este novo sistema ao iPhone 7... o que poderá não ser possível por se tratar de um sistema independente que trata do reboot quando o resto do sistema fica inoperacional).

Bem... desde que para o próximo iPhone a Apple não se lembre de forçar o reboot com um "up-down-up-down-power-power-down-up-down-up"... estamos com sorte. ;P

2 comentários:

  1. Já agora, para screen-shots é volume up + power.

    ResponderEliminar
  2. para o iphone XI prevê-se que o reboot seja recorrendo a um acessório NFC que irá custar $30. ;)

    ResponderEliminar