2017/09/29

FCC pede à Apple para activar rádio FM nos iPhones


Depois de ter feito os possíveis para destruir as garantias de neutralidade da net, o novo presidente da FCC tenta mostrar serviço pedindo à Apple para activar os receptores de rádio FM presentes nos iPhones mas que não são utilizados.

O pedido não deixa de ter algum mérito, sendo dada a explicação de que se trataria de uma funcionalidade bastante útil em caso de calamidades como a devastação causada pelos furacões que têm assolado a zona das caraíbas e costa leste dos EUA, e onde as emissões rádio poderão fornecer informações importantes mesmo quando toda a restante infraestrutura tiver sido destruída.

Grande parte dos smartphones "low cost" conta com rádio FM integrado, que utilizam os cabo dos auriculares como antena; mas o que muitos utilizadores poderão não saber é que também os iPhones têm essa capacidade; ou melhor dizendo, tinham: no iPhone 7 e iPhone 8 a Apple já esclareceu que tal não é possível... não só por não terem o chip necessário como também por não terem ficha de 3.5mm o que impossibilitaria utilizar os auriculares ou headphones (com cabo) como antena.

O que é certo é que a recepção FM acaba por ser mais uma vítima do fim da ficha dos headphones e, consequentemente, também impede que alguns dos mais populares smartphones do mundo sejam incapazes de ouvir "música tirada do ar"... e - imagine-se - de forma completamente gratuita, sem preocupações com consumo de dados, e com consumo de energia ultra-reduzida.

Depois não admira que os mais jovens até considerem "magia" conseguir ver-se TV sem precisar de internet ou de pagar por isso.

1 comentário: