2017/09/14

HP volta a bloquear uso de tinteiros não oficiais nas suas impressoras


Depois de o ano passado ter tentado táctica idêntica e mudado de ideias em resposta à polémica gerada, a HP volta a fazer o mesmo: impedindo que algumas das suas impressoras utilizem tinteiros não oficiais.

Os utilizadores que tiverem impressoras da série OfficeJet 6800, OfficeJet Pro 6200, OfficeJet Pro X 450, OfficeJet Pro 8600 (entre outras) poderão descobrir que a sua impressora deixará de funcionar caso estejam a utilizar um tinteiro não oficial, apresentando um erro de que "o tinteiro parece estar danificado; remova-o e troque-o por um novo tinteiro". Quem achar estranho que os tinteiros que no dia anterior estavam a funcionar bem, fiquem "danificados" sem motivo aparente, não terá motivo para tal: já que tal está a ser causado por uma actualização disponibilizada nos últimos dias, e que volta a bloquear a utilização de tinteiros não oficiais.

Felizmente, há solução (que não envolve atirar a impressora pela janela e trocá-la por uma marca que não recorra a estas tácticas) embora obrigue a algum trabalho adicional. Quem quiser recuperar a liberdade de utilizar os tinteiros que bem entender na sua impressora HP, terá que visitar esta página de suporte da HP para actualizar o firmware da sua impressora com uma versão sem essa "funcionalidade de segurança". Seguida da desactivação das actualizações automáticas para que não tenham que lidar com surpresas idênticas no futuro.

De qualquer forma, ficará sempre a incógnita... da próxima vez que a impressora começar a imprimir mal, ou a mastigar algumas folhas... será que não se trata de algum "presente"escondido neste firmware, em jeito de vingança por se tratarem de clientes que optam por usar tinteiros mais baratos da concorrência? Fica a pergunta... :)

2 comentários:

  1. O admirável mundo novo em que a tecnologia funciona como sempre em prol da humanidade de forma desinteressada e altruísta...

    ResponderEliminar
  2. Quero lá saber. Por essa e por outras é que eu não compro nada à HP...

    ResponderEliminar