2017/09/08

Indiegogo promete controlo mais apertado para os projectos


As plataformas de crowdfunding permitiram que muitos projectos se tornassem realidade, mas também se tornaram em terreno fértil para projectos falhados ou fraudulentos. Finalmente o Indiegogo reconhece a necessidade de lidar com esta questão e promete controlos mais apertados para os projectos na sua plataforma.

Embora o risco de falhar seja uma constante em todos os projectos de crowdfunding, independentemente da plataforma em que seja lançado, o Indiegogo tem ficado associado a uma imagem mais "duvidosa" do que o seu rival Kickstarter. É uma imagem que eles próprios criaram - e que infelizmente pude comprovar pessoalmente em vários projectos que apoiei - pois basicamente, mesmo em caso de queixas, mantinham sempre a postura de que "não é nada connosco, só cá estamos para ficar com a nossa comissão e o resto que se lixe".

Finalmente, o Indiegogo parece querer mudar essa imagem e reconquistar a confiança do público. Para isso, vai começar a exigir que todos os projectos publiquem, pelo menos uma vez por mês, uma actualização do estado do projecto. Adicionalmente, deixa em cima da mesa a possibilidade de recorrer a empresas de recuperação de crédito para tentar recuperar e devolver o dinheiro dos investidores em projectos que tenham falhado.

Claro que este último passo é um pouco "teórico", pois dificilmente será possível recuperar dinheiro que já foi gasto, mas o Indiegogo diz que já tem tido resultados positivos com este método - que no entanto só será utilizado em casos excepcionais (como disse, há sempre a possibilidade de um projecto bem intencionado falhar por diversos motivos, e quem investe em crowdfunding também terá que ter esse risco em mente).

Vamos lá ver se estas medidas são suficientes para recuperar a imagem do Indiegogo. Sendo que, de qualquer forma, continua a aplicar-se a máxima de que: se um projecto parecer demasiado bom para ser verdade... cuidado redobrado!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)