2017/09/20

iOS 11 está repleto de inconsistências de design


Não é preciso ser fã da Apple para se saber que se trata de uma marca que está intimamente associada a um design cuidado dos seus produtos. No entanto parece estar cada vez mais distante dos tempos em que nada passava despercebido, com o iOS 11 a chegar cheio de inconsistências nas diversas apps que o acompanham.

Em muitas coisas, estamos a falar de pormenores que até podem passar despercebidos à maioria dos utilizadores; mas para o olhar mais atento dos designers e pessoas que prestam atenção a todos detalhes, o iOS 11 é um verdadeiro pesadelo de design.


Há coisas como o texto que indica a data ser mais "carregado" na app da App Store do que na app do Apple Music (e separar o dia da semana com vírgula num caso mas não no outro); alinhamentos aparentemente aleatórios de apps para apps (na app Notes o título está alinhada pelo início da caixa de pesquisa, na app de Mail não); resultados de pesquisas que numas apps apresentam um efeito "hover" mas noutras não; funcionamento da caixa de pesquisa do spotlight diferente consoante é lançado do lock screen ou do home screen... e muito muito mais.


Considerando que, noutros tempos, a Apple maravilhava os utilizadores por até dedicar atenção ao efeito aplicado na transição do icon de/para o "modo de avião", todas estas falhas acabam por manchar um pouco a tal reputação de que nenhum detalhe ficava esquecido.

É certo que hoje em dia o iOS 11 e todas as apps que o acompanham têm uma complexidade muito maior do que tinham há meia dúzia de anos atrás. Mas, de qualquer forma, não me parece que isso possa ser usado como desculpa para que estas discrepâncias cheguem até aos utilizadores finais (para isso se teve muitos meses de fases beta).

... Afinal, não estamos a falar de smartphones que custam 100 ou 200 euros, e essa tradição de atenção ao detalhe faz parte dos argumentos que podem levar um cliente a optar por um produto Apple em detrimento de outro bastante mais económico.

5 comentários:

  1. Parei nos dois primeiros, que devem ser os casos mais graves ;-)
    O meu pintelhómetro não aguentou :)

    ResponderEliminar
  2. Continuo a achar muito estranho como é que deixaram isso passar. Há coisas demasiado graves. Os departamentos não comunicaram entre si? Ou foi tudo feito à pressão para lançar uma versão nem olharam a coisas básicas?

    ResponderEliminar
  3. Andei o dia todo irritado com a inconsistência de letras ente aplicações heehehe

    ResponderEliminar
  4. Apple gosta mesmo de copiar Android.

    ResponderEliminar
  5. nada que um IOS fix não resolva...

    ResponderEliminar