2017/09/19

iOS 11 troca fotos JPEG pelo HEIC


O formato GIF pode parecer não ter fim à vista, mas a chegada do iOS 11 vem acompanhada por uma mudança bastante radical: as fotos passam a ser guardadas no novo formato HEIC em vez do popular JPEG.

O HEIC (High Efficiency Image File Format) chega-nos dos mesmos criadores do formato MPEG, e de certa forma aplica o mesmo conceito de compressão aplicado ao vídeo às fotografias. Para além de permitir uma compressão superior mantendo um nível de qualidade idêntico, este formato permite coisas como guardar múltiplas fotos dentro do mesmo ficheiro (por exemplo, as capturas em burst, ou fotos animadas), conter canais de áudio, e até incluir instruções sobre efeitos e alterações feitas de forma não destrutiva.

As vantagens são muitas, mas o problema é que, tal como acontece com o formato webp da Google, não é um formato reconhecido nativamente pelo Windows, o que poderá complicar o processo de utilizar estas imagens. Felizmente, o iOS 11 tenta minimizar esta questão: ao ligarem um iPhone a um PC para transferirem fotos, as mesmas poderão ser automaticamente convertidas para JPEG. Mas ainda assim podem surgir algumas surpresas: se usarem o Google Photos e Dropbox (que suportam o formato HEIC) para guardarem estas imagens, serão guardadas no seu formato original - e se depois as tentarem descarregar para um computador Windows... deixarão de as conseguir ver ou editar, a não ser que utilizem um programa adequado.

Esperemos que a Microsoft se apresse a adicionar suporte para este formato (e já agora também para webp e webm) e - quem sabe - talvez até possa vir a ser o primeiro passo para que estas imagens HEIC possam vir, finalmente, substituir o obsoleto formato GIF. :P


P.S. Para quem achar que não se justificam os potenciais problemas adicionais e não se importar de ocupar mais espaço com as fotos, há uma opção no iOS 11 para desactivar o formato HEIC em Settings > Camera > Formats - (escolhendo a opção "mais compatível" em vez de "mais eficiente").

Nota: este formato só é utilizado para os iPhone 7 ou mais recentes (nos anteriores pode-se ver as imagens mas não é utilizado para a captação das mesmas).

14 comentários:

  1. Só me deu vontade de comentar "hei que palhaçada". Só mesmo destes senhores-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é palhaçada, é evolução.
      Se há tecnologias que superam as actuais, só se fica ganhar. O AAC está a substituir o MP3, como o MP3 substituiu o CD, Cassete, vinil... também podemos para ir para imagem, video, etc.
      Não quer dizer que tenham acabado, mas desde que chegou algo melhor, ditou a sua morte.

      Agora se é o melhor formato para substituir o jpeg isso já é questionável, depende muito da adesão do publico e empresas.

      Eliminar
    2. "O AAC está a substituir o MP3"
      Depende, dos locais donde saco ng se deu ao trabalho de fazer essa mudança... até pq, mais vale manter em mp3, q da pra toda gente, do q ripar logo pra AAC, q so vai dar pra meia duzia... até pq as diferenças são tao pequenas, tanto em tamanho como em qualidade, q nem vale a pena se dar ao trabalho de tar a ripar cds pra AAC q so vai dar pra meia duzia de gatos pingados.

      Eliminar
    3. Nesta questão, partilho da mesma opinião do Nuno Guerreiro.

      Eliminar
    4. Neste caso estamos a falar de poupanças de cerca de 50%... é significativo. Para quem tiver 20GB de fotos e vídeos, passa a ter mais 10GB de espaço livre...

      Eliminar
  2. Sabem se as fotos existentes em jpeg passam automaticamente para HEIC apos fazermos o update para iOS11? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa pergunta... imagino que seja só para as novas (sob risco de terem que fazer a conversão de vários gigabytes de fotos...)

      Eliminar
    2. Carlos Martins, acabo de atualizar e nem me aparece a opção de ativar o modo HEIC. Curioso...

      Eliminar
    3. Só do iPhone 7 para a frente...

      Eliminar
    4. Não. As imagens só serão convertidas em HEIC a partir do momento da ativação. As anteriores a essa ativação permanecerão no formato em q estão.
      Se desativar posteriormente as fotos anteriores permanecerão em HEIC. Só as seguintes é q virão no modo mais compatível.

      Eliminar
  3. Ahh ok... estou no 6s �� obrigado

    ResponderEliminar
  4. decidi seguir a minha curiosidade e procurar reviews desse tal formato, em comparaçao ao jpeg realmente tem consideravelmente menos ruido do habitualmente encontrado em formato jpeg, mas em termos de nitidez e em qualidade nao vi grandes melhorias, se o formato em si ocupa bem mais espaço que jpeg so para reduzir ruido mais notavel em fotos noturnas, fico-me pelo jpeg e ocasionalmente com 1 ajudinha do photoshop fica resolvido o ruido visivel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, pelo contrário, ocupa bem menos espaço, cerca de metade. :)
      (Para um ficheiro com o mesmo tamanho do JPEG terias muito mais qualidade...)

      Eliminar
  5. Reparei que meu computador não estava abrindo algumas fotos ou ate mesmo abria porem com cortes em cima ou embaixo da imagem. É aquilo, querem mexer em time que esta ganhando, preferem vender iPhone com capacidade mais alta ou te obrigar a comprar espaço para backup. Como nos Macs que tiraram todas as entradas USB na "intenção" de deixar mais leve o computador. Ficou uma merda, com o perdão da palavra, eu tenho que usar um cabo especifico que não foi barato para poder conectar mouse, outro pra conectar um hub usb com varias entrada para impressora pen drive e por ai vai. Ao invés de se superarem criando produtos diferentes mexem no que não deviam, e depois vem a publico pedir desculpas esfarrapadas pela queda de performance dos aparelhos antigos, pois querem te manter amarrado comprando um novo a cada 2-3 anos, sendo que deveriam funcionar sempre, desde que a bateria não fosse o problema.

    ResponderEliminar