2017/09/23

iPhone 8 Plus tem a melhor câmara de sempre


O novo iPhone 8 continua a dar que falar, e desta vez é o iPhone 8 Plus que foi analisado pela equipa do DxOMark e que considera ter a melhor câmara de sempre num smartphone.

As imagens obtidas pelo iPhone 8 Plus voltam a apresentar melhorias face ao modelo anterior (iPhone 7 Plus) e se nalgumas situações de baixa luminosidade não conseguem competir com o Google Pixel, no global o resultado continua a ser favorável ao smartphone da Apple. É um resultado que não se pode dizer que surpreenda... mas que acaba por se tornar mais interessante considerando que estamos a menos de duas semanas da apresentação dos novos Pixel 2, e será de esperar que a Google também se tenha empenhado em melhorar as prestações da câmara.

O iPhone 8 Plus vem equipado com um sistema de câmara dupla com dois sensores de 12MP, um com objectiva grande angular f/1.8 e estabilização óptica, outro com objectiva telefoto f/2.8; e conseguiu atingir um resultado DxOMark Mobile de 94, superando os 90 pontos obtidos pelo Google Pixel e HTC U11. (Faltará também ver que diferença poderá fazer o iPhone X, que conta com sistema de câmara revisto onde ambas têm estabilização óptica.)








Não menos interessante é olhar para a evolução que tem havido ao longo dos anos... com as imagens que se captavam com um iPhone 5S ou iPhone 6/6S (e que muitos já considerariam boas) a serem completamente ultrapassadas por aquilo que se pode fazer com um iPhone 8 Plus...

... Que continuem assim, para que haja cada vez menos necessidade de se recorrer a uma DSLR... :)

6 comentários:

  1. Como ficou o ranking: http://www.idownloadblog.com/2017/09/22/iphone-8-dxomark-rankings/

    A Apple tem 5 modelos no "top ten". Os dois primeiros são o 8 Plus e o 8. O menos pontuado (iPhone 6) em 9º - é de 2014.
    No smartphone Android às peças, que não existe, lá vinha: "No Android a câmara é melhor" - no Pixel, que vendeu umas centenas de milhares, enquanto o iPhone vende umas dezenas de milhões. Deixou de ser.
    O que não parece ter sido grande ideia foi a Apple não pôr no mercado ao mesmo tempo, o 8 e o X. Ficou muita gente à espera para ver o X.
    O 8 que, em condições normais teria outro destaque, ficou um bocado apagado. Quando sair o X, pesando os prós e os contras e a grande diferença de preço, provavelmente muitos se decidem pelo 8. Até porque o processador é o mesmo nos dois modelos.

    ResponderEliminar
  2. (com os novos telemoveis até ao final do ano)

    Nova noticia que afinal já não em 3..2..1...

    ResponderEliminar
  3. btw segundo a secção de comentários há uns problemas no scores..

    ResponderEliminar
  4. Como diz alguém nos comentários do DXO, convém interpretar o que contribuiu para esse resultado, pois comparando os vários pontos com o Google Pixel, a camara do Pixel é superior em todos os pontos excepto em Zoom e Bokeh... ou seja se o que é pretendido não é um bokeh ou zoom qual será a melhor camara?
    https://uploads.disquscdn.com/images/8e3614d2dfcb3e070f81b052504c0f7452b44e8a15c0b2504dae5f4a0310432a.png

    ResponderEliminar
  5. Mas depois de ver este comparativo entre o iPhone 8 Plus e o Galaxy Note 8 não me parece que o iPhone seja melhor
    https://www.youtube.com/watch?v=bwnSCjyhKuU

    ResponderEliminar
  6. " e que considera ter a melhor câmara de sempre num smartphone." Esqueceram-se de acrescentar que a DxOMark acrescentou na notícia original a melhor câmara num smartphone já testado por eles... assim a notícia parece-me muito parcial...

    ResponderEliminar