2017/09/28

Noite Europeia dos Investigadores a 29 de Setembro


É já esta sexta-feira que miúdos e graúdos têm mais uma oportunidade para participar numa noite bem especial que poderá ser suficientemente inspiradora para mudar o rumo da sua vida.

“Ciência no dia-a-dia” de norte a sul do país na noite mais científica do ano

Há ciência. Há investigadores. Há curiosos. A noite mais científica do ano está de volta! É já no dia 29 de setembro que a Noite Europeia dos Investigadores volta a encher o país com “Ciência no dia-a-dia”. Depois do sucesso do ano anterior, o tema repete-se e a Noite Europeia dos Investigadores abre as suas portas a todos os curiosos, com atividades para todas as idades, com o objetivo de desmistificar a ciência e quebrar as barreiras que a separam do cidadão comum.

Com entrada gratuita, serão promovidas mais de 100 atividades por cerca de uma centena de investigadores no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC) e no Jardim do Príncipe Real, entre as 18:00 e as 24:00. Exposições, Observações Astronómicas, Demonstrações Científicas, Oficinas Práticas, Jogos e Quizzes, mas também Cafés de Ciência sobre alguns dos temas mais prementes na nossa sociedade e um Debate sobre "Ética, Ciência e Economia" são atividades previstas numa noite que contará ainda com animação de rua.

Para os amantes das novas tecnologias, a Noite Europeia dos Investigadores dispõe de um Laboratório de Design e Inovação com atividades relacionadas com o desenvolvimento de softwares e apps, impressão 3D. Também será possível aprender a desenhar jogos, códigos de programação no âmbito da plataforma FCT Coding Fest que irá decorrer no MUHNAC.

Origami para Miúdos e Graúdos, Mãos na Matemática, Terra Vista do Espaço, Aroma da Ciência, Robots que comunicam com abelhas e peixes, Conversas com Fósseis são algumas das atividades dirigidas aos mais novos e que prometem encantar toda a família.

Além de todas estas atividades, a iniciativa conta também com uma variada oferta cultural, com performances de danças europeias da Tradballs, o Coro Infantil da Universidade de Lisboa e ainda o Coro da Universidade de Lisboa. O público será também surpreendido com o Circo Matemático que, de forma divertida e com truques de magia, espalhará a matemática pela noite mais científica do ano.

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa promovida pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Universitário de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto e a Escola de Ciências da Universidade do Minho.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)