2017/09/27

Showtime também usou visitantes para gerar Monero


O canal Showtime pode não ter nenhuma afinidade com o Pirate Bay, mas pelo menos numa coisa parece concordar: usar os visitantes dos seus sites para ganhar dinheiro, aproveitando-se dos seus browsers para gerar Monero.

Depois do Pirate Bay ter sido apanhado a usar os browsers dos visitantes para gerar a moeda digital que pretende ser a mais anónima de todas, é a vez de do site da Showtime ter sido apanhado no mesmo esquema, usando o serviço da Coinhive para gerar Monero. Serviço que foi prontamente removido assim que começaram a surgir os primeiros relatos do que se estava a passar...

Infelizmente, ao contrário do que aconteceu com o Pirate Bay, que rapidamente pediu desculpa e indicou tratar-se de um teste que eventualmente permitiria remover a publicidade, e que até acabou por ser bem recebido pelos seus utilizadores; no caso da Showtime não houve lugar a qualquer tipo de explicação ou sequer um pedido de desculpa pelo foi feito sem consentimento dos utilizadores... o que é pena, pois seria bem provável que também aqui os visitantes nem se importassem de ceder parte do poder de processamento do seu computador em troca de não verem publicidade excessiva.

O que é certo é que a Coinhive, que fornece este serviço que utiliza os browsers dos visitantes para gerar Monero, se quer distanciar destes casos; e para isso promete que em breve o próprio script passará a informar os utilizadores e a pedir a sua autorização antes de entrar em funcionamento. Não sabemos é se irá a tempo... pois o serviço já foi adicionado às muitas listas de bloqueio de publicidade, fazendo com que praticamente todos os que usarem ad-blockers já estão automaticamente "a salvo" de verem os seus computadores utilizados para render dinheiro para os sites que visitem e que usem o Coinhive.

... Pessoalmente, não me importaria nada de ceder 30 ou até 50% do processamento disponível do computador como forma de pagamento para os sites que visito... (Desde que não se entre em abusos, obviamente, como tentar fazer isso em páginas em background, ou em popups/popunders, ou de qualquer outra forma dissimulada... senão, lá se torna mais simples bloquear tudo de raiz...)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)