2017/09/06

Os limites do Gmail


O Gmail da Google é um dos mais populares serviços de email, mas até ele está sujeito a alguns limites que poderão complicar a vida a quem precisar de enviar ou receber muitos emails por dia.

Algumas pessoas ainda se recordarão dos tempos em que Gmail surgiu como serviço de email revolucionário, ao oferecer 1GB de espaço gratuito numa altura em que outros serviços de email ofereciam algumas dezenas de megabytes. A caça aos convites era intensa, mas eventualmente a Google lá abriu as portas a todos os utilizadores e implementou um sistema de espaço sempre crescente que prometia ir acompanhando as necessidades dos utilizadores... até finalmente ter colocado um ponto final nisso, definindo o limite de 15GB de espaço para as contas gratuitas (quem quiser pode comprar mais, a começar nos 100GB por €19.99/ano).

Mas se no espaço podemos aumentar a capacidade pagando pelo espaço que desejarmos, noutras coisas não há como escapar aos seus limites, como a nível do número de emails enviados e recebidos.

Limite de envio - "You have reached a limit for sending mail"

A nível de envio de emails, o Gmail aplica um limite de 500 emails por dia. Isto aplica-se não só a 500 emails individuais, como também a um único email que seja enviado para 500 endereços de email distintos.

Limites de receber emails

Talvez menos conhecido é o limite aplicado na recepção de emails, e que basicamente limita a recepção de emails a um máximo de 1 por segundo. Quer isto dizer que não poderão receber mais de 60 emails por minuto, 3600 por hora, ou 86400 por dia.

Limites de tamanho

A nível de tamanho dos emails, o Gmail limita o envio de anexos a um máximo de 25MB (mais que isso aconselha enviá-los via Google Drive ou outro serviço de partilha de ficheiros); e 50MB na recepção.



A maioria dos utilizadores nunca terá que se preocupar com estes limites de envio/recepção de emails, mas a verdade é que eles existem e podem tornar-se numa dor de cabeça para utilizadores que dêem uso realmente intensivo ao Gmail (como já nos aconteceu quando a Google reduziu os limites de envio via Google Docs).

5 comentários:

  1. Quem utiliza email acima desses limites provavelmente utiliza-o profissionalmente e deveria utilizar um serviço profissional e não um destinado a utilizadores domésticos. Seria como um empresa de TI utilizar uma ligação de internet doméstica e reclamar que está não suporta o tráfego. ¯\_(ツ)_/¯

    ResponderEliminar
  2. O limite já são mais de 15Gb.
    Pelo menos eu tenho:
    7,82 GB (41%) de 19 GB utilizados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oficialmente são 15GB, se tens mais (como eu) foi à custa de promoções ou bónus extra (no meu caso, +2GB pela verificação de segurança).

      Se fores à secção do espaço, ele discrimina de onde vem o espaço "extra" :)

      Eliminar
  3. 28,21 GB 13% utilizado 217 GB armazenamento total

    ResponderEliminar