2017/09/10

Tesla desbloqueia baterias dos Model S e X para facilitar evacuações na Flórida


Para auxiliar os norte-americanos que tentam escapar das zonas de risco do furacão Irma, a Tesla está a desbloquear temporariamente o limite máximo das baterias dos automóveis nas zonas afectadas.

A medida é possível porque os Tesla que eram vendidos com capacidade de 60kW (os Model S 60/ S 60D e Model X 60 / X 60D) estão na realidade equipados com baterias de 75kW, com a capacidade inferior a ser limitada por software. Uma opção que facilitava logística de produção de baterias, e que também permite que os clientes possam aceder à capacidade total da bateria se decidirem pagar por esse "extra" a qualquer momento.

É precisamente isso que a Tesla tomou a iniciativa de fazer - temporariamente - para os possuidores destes Tesla na zona da Flórida, que está em risco de enfrentar um dos maiores furacões de sempre que tem causado enorme devastação por onde tem passado. Este aumento da capacidade de bateria permite que os Tesla em questão possam prolongar a sua autonomia por mais 50 a 60km, o que poderá ser de importância crítica quando se trata de por o máximo de distância entre si e um furacão.

... Só não convém é habituarem-se a esta autonomia alargada, pois a Tesla vai voltar a aplicar o limite dos 60kW assim que esta situação for ultrapassado.

2 comentários: