2017/09/25

Yubico YubiKey 4C Nano para USB Type-C


Quem leva a sua segurança bem a sério provavelmente já conhece as chaves de autenticação YubiKeys, e agora há uma nova versão ultra compacta para as fichas USB Type-C.

Com muitos serviços a afastarem-se dos sistemas de autenticação 2-factor via SMS (no caso da Coinbase, até "obriga" os utilizadores a optarem por um sistema menos vulnerável, como a utilização de uma app tipo "Authenticator) as chave YubiKey vão-se tornando cada vez mais recomendadas para utilização com segurança acrescida.

A Yubico já tinha uma chave de tamanho ultra-reduzido para portas USB convencionais, mas agora aumenta a família com esta YubiKey 4C Nano, ideal para aqueles que queiram manter a chave permanentemente inserida nos seus computadores. Isto faz com que autenticarem-se de forma segura em serviços como o Gmail, Facebook, LastPass, possa ser feito com um simples toque na chave - que também é compatível com o Windows Hello e muitos outros serviços que prezam a segurança dos seus clientes e utilizadores.

Infelizmente o seu tamanho reduzido não se transfere para o preço, pois esta é mais cara YubiKey do momento, custando $60 (a versão USB normal de tamanho reduzido custa $50 - e as chaves com tamanho normal custam $40; havendo ainda a versão original por $18).

1 comentário:

  1. É pena não suportarem ECC p521 que é o único dos "padrões" que parece ser seguro ("padrões": ECC p256, ECC p384 e ECC p521).
    A segurança a sério não parece interessar realmente.
    Isto já para não falar em outros padrões como: Curve25519, Ed448-Goldilocks e E-521 que seriam ainda melhores.

    ResponderEliminar