2017/09/25

Apple vai reactivar 3D Touch para saltar entre apps no iOS 11


O iOS 11 veio com bastantes novidades mas também deixou ficar algumas pelo caminho, sendo que o acesso rápido às apps em memória via 3D Touch era uma das que mais estava a angustiar alguns utilizadores.

O acesso às apps em memória é tradicionalmente feito via um duplo toque no home button, mas para quem tiver um iPhone com 3D Touch, existe uma forma alternativa (e mais prática) de o fazer: fazendo um toque com mais força na parte esquerda do ecrã e fazendo o gesto de deslizar para a direita. Embora seja um gesto relativamente pouco conhecido - em parte por só estar disponível nos iPhones com 3D Touch - é algo que, depois de um curto período de habituação, se torna bastante natural... o que ajuda a explicar por que motivo muitos utilizadores ficaram irritados ao descobrir que este gesto desapareceu no iOS 11, e tendo sido confirmado pela Apple que esse desaparecimento não era bug.

Pois bem, a Apple já veio dar mais esclarecimentos e assegura que o gesto 3D Touch para mudar entre apps vai regressar; dizendo que o mesmo foi removido temporariamente devido a uma "limitação técnica". Uma explicação que será algo curiosa, já que até ao momento não tinha havido qualquer "limitação" nos iPhones que sempre tiveram esta funcionalidade - mas que poderá estar relacionada com o facto de no iPhone X o método ter sido completamente remodelado, e este acesso ao "app switcher" ser feito através de um gesto de deslizar da parte de baixo do ecrã para cima (algo que nos restantes iPhones dá acesso ao control center).

Enfim, quando o iPhone X chegar ao mercado saberemos se continuará a contar com este gesto 3D Touch, ou se a Apple acredita que se torna desnecessário devido ao novo gesto que o substitui. Para todos os outros iPhone com 3D Touch, é aguardar para que o acesso ao "multitasking" possa voltar a ser feito sem duplo clique no botão principal.


P.S. No caso de quererem poupar o botão, poderão sempre recorrer ao AssistiveTouch para criar um acesso virtual ao app switcher.

Actualização: a versão beta do iOS 11.1 já reimplementou a funcionalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)