2017/10/06

Google Clips capta as melhores imagens com AI


No evento de apresentação dos Pixel 2 a Google também apresentou uma nova câmara Google Clips, que recorre à inteligência artificial para determinar os momentos que ficarão registados para a posteridade.

Há muito que várias empresas têm tentado criar uma "life cam" que possa ser usada ou colocada em qualquer lado, e que automaticamente registe todos os momentos mais importantes ou marcantes da vida do utilizador. Agora, é a Google que entra nesse segmento com esta câmara Google Clips.

Embora a câmara continue a manter um botão de disparo manual, a principal característica é que a câmara irá captar as sequências que achar melhores de forma completamente autónoma. Para isso a Google Clips recorre a um chip da Movidius para fazer processamento visual directamente na câmara sem necessitar da cloud (e simultaneamente evitar as questões de privacidade de enviar imagens para a cloud para processamento) e conseguir reconhecer quando estão pessoas ou animais em cena, assim como o complexo sistema de inteligência artificial para determinar quais os "melhores momentos" que deverão ficar registados.


Por agora a Google está a direccionar esta câmara para os pais com crianças pequenas ou pessoas com animais de estimação que queiram registar momentos que tradicionalmente não seriam captados, por se estar mais focado a brincar com eles do que preocupado em tirar uma foto no momento certo. Se a usarem em outras situações não é de esperar que os resultados sejam satisfatórios, mas a Google também refere que irá melhorando a sua inteligência para que comece a perceber o "mundo".

Eventualmente, suspeito que este tipo de capacidade vá acabar por ser integrada nos nossos smartphones (e óculos inteligente) e que nos habituaremos a que sejam eles a criar um registo visual da nossa vida - tal como actualmente muitos já relegam o trabalho de organizar os álbuns de fotografias para o Google Photos, deixando que seja ele a fazer esse serviço (em vez de mantermos as centenas ou milhares de fotos desorganizadas, com a ilusão de que um dia iremos organizá-las devidamente...)

Com um preço de $249 não será propriamente para todos... mas considerando o investimento que muitos pais fazem em produtos para os seus primeiros filhos, acho que não irão faltar interessados nesta Google Clips.

3 comentários:

  1. Entretanto já tem uma janela para o mundo. (+ uma)
    Em que vai poder recolher milhares de dados "anonimamente"...

    A celebre forma de trabalhar "Don't be evil" parece-me que cada vez mais irá desaparecer do google...

    ResponderEliminar
  2. Isto com jeitinho, cá em portugal, vai ser necessário tirar uma licença para poder fotografar ao jeito dos "drones" :p

    ResponderEliminar