2017/10/09

Mate 9 com EMUI 6 e Android 8 Oreo

A Huawei parece estar finalmente prestes a cumprir com o prometido, fazendo chegar o mais recente Android 8.0 Oreo com EMUI 6 ao Mate 9.


No final do mês passado, falámos sobre o facto de o Geekbench ter nos seus registos o Huawei Mate 9 a correr uma versão do novo Android 8 Oreo. Na altura avançamos com a possibilidade de a marca chinesa não ter nos seus planos uma actualização da EMUI 5.1 do Mate 9, optando antes por uma passagem directa para a EMUI 6.

Pois bem, tendo em conta as imagens que agora foram publicadas por um site dedicado aos firmwares da Huawei, é muito provável que os planos da Huawei sejam mesmos os que acima referimos, com o Mate 9 a receber o Android 8 Oreo com a EMUI 6.



Uma das novidades da EMUI 6 está na Navigation Dock, uma alternativa aos ícones que o Android apresenta na zona inferior do ecrã. Esta nova dock permite ocultar a barra de navegação, substituindo a mesma por um botão flutuante, que reconhece gestos, Através deste, temos acesso às funções de "voltar", "menu" e apps a correr, sendo que temos a possibilidade de associar o gesto à função, de acordo com as nossas preferências.

A EMUI 5 tem a floating dock, um conjunto de ícones em círculo, mas esta nova navigation dock opta por um sistema diferente de navegação, substituindo os ícones por movimentos, algo semelhante ao que o botão frontal do Huawei P10 possibilita.


Outra novidade está na resolução do ecrã. A EMUI 5 permite activar a smart resolution, a qual altera automaticamente a resolução entre 720p e 1080p. Com a EMUI 6, esta configuração passa a poder seir feita manualmente, o que poderá sobertudo ser interessante no caso do ecrã com resolução QHD, permitindo em determinados cenários a poupança de bateria.

Este é ainda um firmware de teste, não havendo datas para a chegada da versão final, mas uma coisa é certa, quem tiver um Mate 9 terá bons motivos para ficar satisfeito com estas notícias.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)