2017/10/13

OnePlus rectifica recolha excessiva de dados


A recolha de dados feita pela OnePlus levantou preocupações entre os utilizadores, mas a marca foi rápida a reagir e diz que irá rectificar a situação, de acordo com o que tem sido sugerido pelos próprios fãs.

Foi o próprio Car Pei da OnePlus que veio dar a resposta ao assunto, relembrando que parte da problema não tem razão de existir uma vez que bastará desactivar a opção de partilha de dados com a OnePlus (em Settings -> Advanced -> Join user experience program)  - mas que ainda assim passará a contar com um aviso mais claro durante o processo de configuração inicial do smartphone, para que nenhum utilizador se sinta enganado.

Quanto ao envio das estatísticas de utilização, isso é que continuará a ser feito quer o utilizador queira ou não, sem que lhes seja dada qualquer opção. A diferença é que esses dados deixarão de conter elementos identificativos do utilizador e equipamento (como o WiFi, MAC Address e número de telefone), o que tornará a sua recolha menos crítica... mas ainda assim, deixando a desejar face à medida correcta que seria dar aos utilizadores o poder de decisão (mas não sendo nada a que já não estejam habituados... veja-se o que a Microsoft faz com o seu Windows 10).

A verdade é que se torna cada vez mais difícil ter um fabricante que não ceda à tentação de recolher dados sobre os seus equipamentos e utilizadores, mesmo isso sendo feito com as melhores das intenções - como detectar quando há problemas. Neste caso, não me parece que seja por isto (depois destas alterações) que alguém deixe de escolher um OnePlus 5 ou outros smartphones futuros da marca... Mas seria sempre simpático imaginar que os utilizadores ainda tivessem a palavra final quanto ao que os seus smartphones e computadores fazem.

1 comentário:

  1. Fico agradado com resposta da marca, e concordo com a analise do Carlos.

    ResponderEliminar