2017/10/11

Samsung lança novos sensores ISOCELL

Nos últimos anos a Samsung tem feito enormes avanços a nível dos sensores de imagem, e agora junta ao seu catálogo de produtos os novos ISOCELL Fast 2L9 Dual Pixel e o ISOCELL Slim 2X7 Tetracell.

Se noutros tempos havia quem fizesse questão de comprar smartphones que usassem sensores de imagem da Sony; actualmente muitos são os que já preferem os sensores ISOCELL da Samsung. Esta gama de produtos é subdividida em quatro famílias: Fast, Slim, Bright e Dual; de modo a responder às necessidades específicas para cada tipo de aplicação, e os novos sensores agora apresentados pertencem às categorias Fast e Slim.

O ISOCELL Fast 2L9 é um sensor que recorre à tecnologia Dual Pixel mas que reduz o tamanho dos pixeis de 1.4µm para 1.28µm. Isto permite aplicar um sensor que conta com as vantagens do sistema Dual Pixel (como capacidade de foco imediata, mesmo em baixa luminosidade; ou até o cálculo dos efeitos de profundidade de campo sem recorrer a um sistema de câmara dupla, como a Google faz nos seus Pixel 2) e que pode ser integrado em módulos de câmara mais compactos, permitindo livrar os smartphones das câmaras salientes que ainda vão sendo comuns.

Já o ISOCELL Slim 2X7, leva esse conceito do tamanho compacto ainda mais longe, reduzindo o tamanho de cada pixel para 0.9µm, tornando-se no mais compacto sensor de 24MP do mercado e recorrendo a todo o tipo de tecnologia para garantir que mesmo com este tamanho reduzido do sensor, a qualidade de imagem se mantém ao melhor nível. Para isso aposta num DTI (deep trench isolation) melhorado, para evitar interferências entre os pixeis, assim como a tecnologia Tetracell, que permite obter imagens mesmo em ambientes de baixa luminosidade, combinando a área de quatro pixeis para trabalharem como sendo apenas um só - mas mantendo as vantagens da resolução total sempre que houver luz suficiente.

Sabendo-se a importância que a qualidade das câmaras tem para muitos utilizadores, é de esperar que não faltem fabricantes interessados em usar estes sensores nos seus smartphones.

2 comentários:

  1. Realmente parece ter muitas semelhanças com os sensores usados no Pixel 2, mas será que são melhores? BTW que marca são estes sensores do Pixel 2, será Sony?

    ResponderEliminar