2017/10/03

Waymo quer serviço sem condutor nas estradas ainda este ano


O futuro dos serviços com carros autónomos pode estar mais perto do que se pensa, com a Waymo (Google) a querer colocar na estrada carros sem condutor humano de segurança ainda este ano.

Enquanto nos tribunais continua a guerra entre a Waymo e Uber relativa ao potencial roubo de dados confidenciais, no resto o trabalho continua como habitualmente e - aparentemente - a bom ritmo. De outra forma a Waymo não estaria a planear lançar ainda este ano um serviço de ride-sharing com carros autónomos já sem o habitual condutor humano de prevenção.

É este o futuro que muitos têm procurado (incluindo a Uber) e que será um primeiro passo para uma profunda revolução no sector dos transportes - e da própria sociedade, se assumirmos que a longo prazo isto poderá tornar desnecessária a compra de carro próprio. Mas mesmo sem entrarmos nessa área, é fácil imaginar a revolução que será em termos de transportes rodoviários (incluindo os de mercadorias - que até poderão ser os primeiros a sentir estes avanços).

Imagino que esta primeira fase vá ser feita numa zona bem definida e restrita, e muito provavelmente limitada apenas a funcionários da Google; mas é fácil imaginar que, se tudo correr bem, estes projectos possam rapidamente começar a alastrar-se a mais e mais locais. Depois, será apenas uma questão da legislação permitir a expansão em larga escala deste tipo de veículos e sistemas de transporte...


P.S. Interrogo-me se nesta fase a Google terá algum sistema de "backup" em que um condutor remoto possa assumir o controlo destes automóveis no caso deste se ter deparado com alguma situação completamente inesperada e com o qual o sistema não seja capaz de lidar! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)