2017/11/15

A impressionante estabilização de vídeo do Pixel 2


Os Pixel 2 da Google podem ter os seus problemas, mas há aspectos em que são verdadeiramente fantásticos, e o trabalho feito pela Google a nível de estabilização de vídeo será seguramente um dos pontos em que não foram poupados esforços.

A Google já nos tinha mostrado aquilo que conseguia fazer ao estabilizar as Motion Photos com o seu Motion Stills, aplicando complexos sistemas de reconhecimento de imagem para criar um vídeo estabilizado com aspecto profissional a partir de vídeo comum cheio de "tremeliques", e no Pixel 2 basicamente melhorou ainda mais este sistema e aplicou-o em tempo real à gravação de vídeo.

Fused Video Stabilization recorre a informações vindas do giroscópio e do movimento da própria lente, que depois é combinada com com análise de movimento para tentar determinar - e até prever - que tipo de movimento o utilizador estará a fazer.



Com base nessa informação, e sistemas concebidos para minimizar as distorções típicas causadas por sistemas de estabilização tradicionais, a Google consegue fazer verdadeiros milagres, ao transformar vídeos que seriam quase inutilizáveis em verdadeiras "obras primas" que parecem ter sido gravadas com uma steadicam profissional.

Os resultados, como se podem ver nos vídeos que se seguem, falam por si.




5 comentários:

  1. Tenho um Pixel 2 e já tinha um Gimbal eletronico (Smooth Q) mas ainda não percebi bem se devo desligar a estabilização quando uso o Gimbal, ou de que forma se consegue melhor resultado. Pois tenho a sensação que a estabilização eletronica em 4k com um sensor de 4:3 de 12MP "come" sempre um bocado na resolução, que depois pode expandir novamente mas já não deverá ser tão bom como usar um gimbal sem estabilização eletronica.. (A estabilização óptica acho que não se consegue desactivar, pelo menos é a sensação que dá)

    ResponderEliminar
  2. Miguel Silva, que tal colocar um vídeo no YouTube com exemplos das várias combinações possíveis?
    (Estabilização apenas no telem / telem + gimbal / só gimbal / etc.?)
    Faz falta mais vídeos com pessoal a falar na nossa língua mostrando exemplos e conclusões de material topo de gama. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, usei um Nexus 6P juntamemte com um Gimbal Zhiyun Smooth-C durante uns 2 anos e estava muito satisfeito ( https://www.youtube.com/watch?v=vOX3mYThcoE&list=PLHOiPdco71HRuMxQYbjTMa53GEZiGjhWa ), mas o Nexus 6P começou a morrer (a bateria cada vez pior) e agora optei pelo Pixel 2, mas isto ainda está tudo muito no inicio e estava convencido que era fácil de encontrar exemplos de outras pessoas a mostrar mas como não encontrei nada a mostrar exemplos sobre este assunto, resolvi fazer eu uns testes.
      Aqui fica o post que fiz há pouco no G+
      https://plus.google.com/+MiguelSilvaX/posts/1bdSCMaPZt5

      Eliminar
    2. Talvez seja mais facil, tb já postei os videos no youtube (apesar de talvez no youtube já levar com compressão adicional)
      https://www.youtube.com/watch?v=zw4-d3j4W6c&list=PLHOiPdco71HTnpd7zdUOn8Vxffn1aMxBh

      Eliminar