2017/11/22

Apple compra startup de óculos de realidade aumentada Vrvana


Não é segredo que a Apple está interessada nas tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada, e agora adiciona mais uma startup à sua colecção, comprando a Vrvana, que estava a desenvolver óculos VR/AR promissores mas que nunca chegaram a ser lançados no mercado.

Estes óculos da Vrvana já davam usado ao tracking "inside-out", em que não são necessários elementos externos para manter o posicionamento com precisão, e recorria a uma técnica simples para ultrapassar a complexidade de junção da imagem real com a virtual: em vez de recorrer a ecrãs transparentes como os usados no HoloLens da Microsoft, usa câmaras que permitem replicar a imagem do mundo real nos ecrãs OLED à frente dos olhos.

Para este sistema funcionar devidamente há que garantir que não existe um atraso perceptível entre as imagens captadas pelas câmaras e a sua apresentação aos olhos dos utilizadores, e a Vrvana conseguiu reduzir esse tempo a apenas 3ms, o que é um valor notável (para referência, mesmo a 90fps, cada frame demora 11ms a ser apresentado).

O sistema de tracking "inside-out" usando câmaras também combina perfeitamente com a tecnologia de câmara 3D (vinda da PrimeSense, e já usada no Kinect) que a Apple estreou no seu recente iPhone X; pelo que... vai ser interessante ver que produtos poderão surgir derivados desta nova aquisição, daqui por mais um ano ou dois...

(A este ritmo, nessa altura ainda estaremos à espera para ver o que sai do campo da Magic Leap... ;P)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)