2017/11/14

Cardiogram consegue detectar mais problemas de saúde via smartwatches


Depois de ter demonstrado conseguir detectar problemas cardíacos através do Apple Watch, o Cardiogram expande a gama de potenciais problemas de saúde usando os wearables com capacidade para monitorizar a frequência cardíaca.

O Cardiogram - que recentemente chegou ao Android Wear (e já estou a usar desde então no meu Huawei W1) - é daquelas apps obrigatórias para quem tem smartwatches, pois permite fazer análises bem detalhadas da nossa frequência cardíaca; para além de que também trata de fazer a monitorização cardíaca ao longo do dia, mesmo nos smartwatches que oficialmente não teriam essa capacidade, como é o caso do Huawei W1.

Usando o seu sistema de deep learning para analisar os dados, o Cardiogram já demonstrou ser capaz de detectar irregularidades cardíacas com uma fiabilidade de 97%, e agora há um novo estudo que demonstra que as capacidades deste seu sistema são bastante mais vastas, conseguindo detectar também apneia do sono e hipertensão, com fiabilidade de 90% e 82%, respectivamente.

Este tipo de detecção poderá revelar-se extremamente importante, especialmente para as pessoas que não tiverem noção de que sofrem destes problemas - para além da sua utilidade como ferramenta de monitorização que permitirá acompanhar a pessoa e determinar se a situação melhora ou piora. Agora só era preciso que a autonomia dos smartwatches melhorasse um pouco, para permitir que se pudesse andar com eles a tempo inteiro sem preocupações com o recarregamento diário.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que a autonomia terá de melhorar, este é hoje o maior problema que eu encontro nos smartwatchs e que os impede de ter uma maior penetração no mercado

    ResponderEliminar
  3. Apneia do sono - é provável que sofra de apneia do sono quem dorme bastante mas adormece, por exemplo, nas reuniões de trabalho. O mais certo é ser despedido, se não tiver tratamento.
    Sintomas, se dorme acompanhado - suspende a respiração durante um longo período, de tal maneira que o parceiro(a) sente vontade de o sacudir porque pensa “A/o gajo(a) finou-se!”. Depois desse largo período solta um ronco para absorver ar - não confundir com o ressonar regular.
    Está-se a ver que quem sofre de apneia do sono não oxigena suficientemente o sangue enquanto dorme.
    Tratamento - ventiloterapia, dormir com uma máscara que sopra ar sob pressão,
    Se o tal programa consegue identificar a apneia do sono é bom. Melhor, em caso de dúvida, é fazer os testes.
    As doenças “surdas”, que não doem, são perigosas, como a diabetes ou a apneia do sono.
    P.S. Não tenho qualquer formação na área da saúde, mas vou ouvindo.

    ResponderEliminar
  4. Era excelente poder usar esta app na Mi Band 2!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. do site deles: "Cardiogram reads the data from HealthKit, so if your device integrates with HealthKit, then it may work. With that said, we haven’t tried it ourselves, so let us know how it goes!"

      Eliminar