2017/11/28

Carros autónomos da Waymo já percorreram mais de 6 milhões de quilómetros


Ao estilo do que sucede com um condutor humano, também os automóveis autónomos vão aprendendo e ganhando experiência por conta dos quilómetros percorridos, sendo que no caso da Waymo, os seus veículos já acumulam mais de 6 milhões de quilómetros percorridos em estradas públicas.

O número de situações "imprevisíveis" nas estradas é praticamente infinito, e por isso importa que os automóveis autónomos circulem o mais possível durante esta fase de desenvolvimento, para que o risco de ficarem sem saber como lidar com algo inesperado seja reduzido ao mínimo.
Percorrer 6.4 milhões de quilómetros (4 milhões de milhas) de forma autónoma em estradas públicas é significativo, e ainda temos que ter em conta que a este número se somam os 4 mil milhões de quilómetros(!) que o sistema já percorreu de forma virtual, replicando situações complicadas captadas pelos automóveis, para ganhar experiência adicional.


Para se ter uma noção do que isto significa, seriam necessários 14 anos de condução ininterrupta, 12 horas por dia, 7 dias por semana, a uma média de 100Km/h para um condutor humano percorrer estes 6 milhões de quilómetros... e nem vamos entrar nas contas para os milhares de milhões, que atirariam estes valores para níveis para lá da longevidade de qualquer humano.

Ainda assim, e mesmo com toda esta experiência acumulada, será praticamente garantido que continuarão a existir situações que irão baralhar o cérebro electrónico destes carros autónomos... pelo menos enquanto continuarem a existir condutores humanos nas estradas! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)