2017/11/29

Facebook pede foto para comprovar utilizadores reais


O Facebook já tem tido a sua dose de abusos de privacidade, mas volta a insistir em medidas polémicas: desta vez pedindo aos utilizadores que enviem uma foto sua para comprovar que são utilizadores reais.

Enquanto a maioria dos sites pedem aos utilizadores para fazerem umas contas ou tentarem decifrar caracteres de legibilidade cada vez mais complicada, o Facebook está a testar um método em que a separação de bots e pessoas reais será feita através do envio de uma foto do seu rosto.

O Facebook diz que o teste é completamente automatizado e que as fotos enviadas serão prontamente eliminadas assim que foram consideradas válidas, mas de qualquer forma permanecerá sempre a suspeita sobre que mais coisas estarão a ser feitas sobre elas: sendo que no mínimo poderemos contar com a criação de um identificador que determina que aquela foto será uma representação facial válida do utilizador; sendo que isso seguramente continuará a ser guardado pelo FB, mesmo que a foto em si não o seja.

É certo que esta medida está apenas em teste, mas por outro lado temos que nos recordar que isto nos chega da empresa que ainda recentemente estava a pedir aos utilizadores que enviassem as suas fotos íntimas, para garantir que as mesmas não seriam partilhadas no Facebook. Assim sendo, pedirem uma foto apenas do rosto até acaba por parecer bastante inocente... ;P

6 comentários:

  1. Se eles controlassem a porcaria que as pessoas partilham sem sentido, o sexo explícito, a violência gráfica e outros assuntos que nada trazem de bom ao discernimento das pessoas, isso é que era algode bem feito. Meh!

    ResponderEliminar
  2. É preciso lembrar que o Facebook é uma empresa dos Estados Unidos da América, e que não é obrigatório ter conta lá, e que eles querem mesmo garantir que são pessoas reais para reduzir o consumo de largura de banda, processamento e sobretudo para reduzir o lixo produzido que tanto desagrada aos utilizadores.

    Dito isto muitas pessoas que tenho visto, dizem que só mantêm as contas no Facebook ironicamente por causa do chat!
    Apesar de existir o WhatsAPP (também do Facebook...) e o Signal por exemplo, já para não falar do Telegram entre eventuais outros sem expressão real de utilização em Portugal.

    Se o MSN Messenger ainda existisse e tivesse adaptado-se a todas as novas plataformas provavelmente muito pessoal já teria encerrado as suas contas de Facebook há muito tempo... porque é a grande limitação das actuais aplicações de mensagens, não funcionarem em todas as plataformas sem algum tipo de limitações... nomeadamente todas querem o número de telefone e nem toda a gente se sente à vontade para partilhar o seu número de telefone... já o e-mail era uma chatice mas sempre se poderia ter outros, o número de telefone já é mais complicado andar a trocar/ desactivar o cartão, para além de que a aplicação até poderá eventualmente parar de funcionar se detectar a troca de número.

    ResponderEliminar
  3. O facebook tá uma bosta. Primeiro pediu me documento de identificação. E se eu não quiser dar? Sei lá o que podem fazer aos meus dados pessoais. E agora pede uma foto. Mas para que? Já começa a não fazer sentido nenhum.

    ResponderEliminar
  4. Realmente um absurdo.. pedem sua foto sem mais nem menos e te bloqueiam, os governos deviam tomar providências à respeito dessa empresa !

    ResponderEliminar
  5. Facebook ta morrendo aos poucos já não tem mais usarios como antes acabou a febre pelo Facebook ja tive várias vezes minha conta bloqueada

    ResponderEliminar