2017/11/29

HDMI 2.1 chega com suporte para resoluções 10K


Agora que as resoluções 4K e HDR se começam a tornar comuns é tempo para o HDMI se preparar para o que vem a seguir. Com o HDMI 2.1 poderemos ficar descansados até chegar a altura de se querer ultrapassar as resoluções 10K.


Lembram-se quando a Apple lançou o iMac Retina e teve que andar a "inventar" para conseguir suportar aquela resolução? As coisas complicam-se bastante quando se quer subir acima das resoluções 4K, mas agora temos o novo HDMI 2.1 (pdf link) que irá resolver o assunto pelos próximos anos.

Com uma largura de banda de 48GB/s, o HDMI 2.1 é capaz de suportar tudo aquilo que o actual HDMI 2.0b suporta, e ir mais além com resoluções de até 10K, 8K a 60Hz, 4K a 120Hz, HDR dinâmico, e ainda todo um conjunto de melhorias como:refresh rate variável e latência reduzida (que irão dar jeito no caso de jogos e aplicações VR, mas não só), compressão de dados, mudança de resoluções e streams sem "piscar o ecrã", etc.


Como é habitual, não esperem ver este HDMI 2.1 invadir o mercado de um dia para o outro; mas, à medida que o 4K se for tornando no novo "Full HD" e começar a aumentar o interesse pelos 8K, será natural começar a vermos um número crescente de televisores, monitores, placas gráficas e outros equipamentos a aderirem a este HDMI 2.1.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)