2017/11/05

Novo algoritmo transforma imagens de baixa resolução em alta-resolução


O melhoramento de imagens visto em séries de ficção volta a aproximar-se da realidade, com um novo sistema que é capaz de transformar imagens de baixa resolução em imagens surpreendentemente próximas das originais de alta qualidade.

Como qualquer pessoa saberá, tentar aumentar o tamanho de uma imagem de baixa resolução para tentar ver melhor alguns detalhes é uma tarefa "impossível" - a não ser que se esteja numa série de TV, onde se torna possível ir buscar o reflexo do criminoso nos olhos da vítima apanhada num canto de um espelho a 500 metros de distância pela câmara de uma caixa multibanco, através dos célebres "enhance that!"

Mas essa ficção torna-se realidade com um novo algoritmo e com a ajuda da inteligência artificial, que obtém resultados surpreendentes ao transformar imagens de baixa resolução em imagens de alta resolução.

[imagem de baixa resolução - imagem reconvertida para alta-resolução - imagem original]

EnhanceNet-PAT obtém resultados muito superiores a outros sistemas de melhoramento de resolução, e o princípio de funcionamento é bastante simples de se entender. Os investigadores pediram ao sistema que melhorasse a resolução de milhões de imagens de baixa resolução, e de seguida pediram-lhe que analisasse as diferenças para as imagens originais de alta-qualidade. O sistema foi aprendendo com os seus erros... e os resultados falam por si.


Embora não se possa, obviamente, ir buscar detalhes que não existem, podemos considerar este algoritmo como sendo capaz de fazer uma (muito) boa estimativa sobre o que se poderia ter nessa imagem. Algo que poderá ser aplicado sem qualquer problema em situações onde apenas se deseje ter um pouco mais de detalhe visual... mas que obviamente também inspira maiores cuidados caso alguém o queira aplicar a situações como a de potencial identificação de suspeitos... e onde a "imaginação" do algoritmo pode acabar por meter um inocente em sarilhos.

... Caso um dia decidam aplicar isto à compressão de fotos para efeitos de backup, depois não se admirem se ficarem com aquela sensação de que "era isto, mas não era bem isto"... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)