2017/11/01

Os (muitos?) problemas de qualidade do Tesla Model S


Um Tesla Model S pode ser um carro de sonho, mas quem o tem pode deparar-se com inúmeros problemas que não esperaria encontrar num carro cujo preço começa nos 80 mil euros e pode chegar a mais do dobro.

É certo que não podemos comparar "alhos com bugalhos" - ou neste caso, carros 100% eléctricos como o Tesla com modelos equipados com motores de combustão ou híbridos - mas será inegável que, quem gasta 100 mil euros (ou mais) num automóvel tem um determinado nível de expectativas quanto à sua qualidade.

Tyler Martin também as tinha relativamente ao seu Model S de 2016, mas os problemas por que passou ao longo de um ano seriam suficiente para fazer muitos condutores reconsiderarem o regresso aos automóveis convencionais: desde forros desalinhados ou a soltarem-se; espelho retrovisor que depois de retraído não voltava à posição original; volante desalinhado; barulhos nas portas; atrasos estranhos na abertura de uma das das portas; touchscreen com "pó" no interior e uma mancha amarela no ecrã; e muitos outros.

Mesmo elogiando as respostas e tratamento dado pela Tesla a estes problemas, é o tipo de coisa que não se esperaria ter que enfrentar num carro que se insere no segmento "de luxo".

... Por outro lado, também nem sempre a suposta qualidade germânica se comprova...



Agora a grande questão é: se a Tesla deixa passar este tipo de coisas num Model S com preço exorbitante... que tipo de coisas se poderão ter que enfrentar nos Model 3 feitos "à pressão"?

12 comentários:

  1. Todos sabemos que há dois mundos: o real e o da publicidade...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Vejamos o seguinte...já tive problemas de qualidade com mercedes e com BMW..com o Tesla não.O que posso dizer é que um caos não faz a generalidade..seria curioso sim, um artigo vendo a percentagem de issues de qualidade comparativas das diferentes marcas e não um caso em particular...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vasco Valente claro que todos os carros podem ter problemas,mas vamosver uma coisa: nao se pode comparar a qualidade de um tesla s com um mercedes S classe! e repara que os preços praticamente sao os mesmos! eu sei que os carros eletricos ainda estao no inicio,mas 100mil euros por um tesla axo muto exagerado!

      Eliminar
    2. Faz um apanhado de carros do segmento de luxo com a mesma potência do Model S e acrescenta o fator elétrico que significa ser milhares de euros mais caro e acho que vais ficar com outra ideia.

      Eliminar
    3. o preço não é exagerado comparando , e continuo a dizer que não tem sentido generalizar baseado na experiencia de UM suposto dono.

      Eliminar
  4. A pressa é inimiga da perfeição, está mais que visto que a marca não tem experiência nem mão de obra suficiente e de qualidade para produzir as quantidades que precisa e acho que nem entra na "categoria" de produção em grande escala como outros construtores.
    Elogio muito o trabalho da Tesla mas "hoje" é obrigatório aprender com a concorrência, ainda têm muito trabalho e aprendizagem para produzirem como outras marcas, espero que melhorem a olhos vistos e não se deixem levar pela ganância pois ainda são muito novos como construtores.

    ResponderEliminar
  5. O artigo refere que estes são problemas dos carros electricos, mas nenhum destes problemas está relacionado com isto, mas sim com a falta de experiência de uma empresa de carros com 10 anos de idade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terás que reler o artigo... Não falo de problemas de "carros eléctricos", falo dos problemas de *qualidade* do tesla model S face as expectativas que se teria para um carro de 100 mil euros.

      Eliminar
  6. Problemas com as marcas automóveis quem não os tem. Deparo-me com um problema grave da Volkswagen que depois de fazem o recall os veículos estão a dar problemas em todos os sentidos e a marca desmarcar-se de tudo, contando com o apoio do Governo português que nada quer saber incluindo a indemnização que a marca deveria pagar e nem isso querem saber. De uma coisa eu sei se eu não pagar qualquer divida as finanças eles levam carro casa cão e tudo. Os clientes são sempre prejudicados.

    ResponderEliminar
  7. Problemas com as marcas automóveis quem não os tem. Deparo-me com um problema grave da Volkswagen que depois de fazem o recall os veículos estão a dar problemas em todos os sentidos e a marca desmarcar-se de tudo, contando com o apoio do Governo português que nada quer saber incluindo a indemnização que a marca deveria pagar e nem isso querem saber. De uma coisa eu sei se eu não pagar qualquer divida as finanças eles levam carro casa cão e tudo. Os clientes são sempre prejudicados.

    ResponderEliminar
  8. De facto, problemas existem em várias marcas. No caso da Tesla, parecem ser bastante maiores, já que, é adiado pela 5ª ou 6ª vez, o lançamento do model 3, que poderá ser a tábua de salvação para este construtor. A Tesla, ou melhor o Sr. Musk, tem brilhantemente seduzido os mercados, designadamente os investidores, de que o seu projecto é o futuro, daí as accções terem disparado para valores superiores aos da General Motors, por exemplo. Em cada adiamento do model 3, o sr. Musk anuncia com algum estrondo, uma nova ideia, ele é viagens a marte, um roadster superdesportivo que pretende ser o mais rápido do mundo, um camião que é mais rápido que muitos dos automóveis desportivos actuais, enfim é uma sucessão de "projectos", mas que já provoca alguma inquietação As acções já começaram a caír, e se não lançar rapidamente o modelo 3 em massa, duvido que sobreviva.

    ResponderEliminar