2014/04/20

Porsche de sonho transforma-se em pesadelo


Penso que para qualquer pessoa o a compra de um carro novo é um momento bastante especial, e que se torna mais especial ainda quando se está a falar de um carro de sonho, como será o caso de um Porsche 911 - para o qual Nick Murray poupou durante cinco anos... mas que cuja sonho depressa se viria a tornar num verdadeiro pesadelo.

Se é certo que ninguém está livre de ter problemas com um carro novo, quando se trata de um automóvel que custa uma pequena fortuna acho que todos poderão imaginar que se esteja menos tolerante a toda e qualquer falha... especialmente quando são coisas que nem são pequenos pormenores. Nick Murray ficou tão horrorizado com todos os "extras indesejados" que ia encontrando no seu Porsche que começou a fazer um diário em vídeo que rapidamente se tornou viral no YouTube.


Fechos das portas, espelhos, computador de bordo que fazia reset a cada buraco na estrada, vidros que abriam quando lhes apetecia, motor a desligar-se em plena auto-estrada e muitas outras coisas que nos fazem pensar que tipo de controlo de qualidade a marca de Estugarda estará a fazer nos seus veículos.

Para além do mais, depois de se ter fartado de meses de problemas contínuos e sem resolução (o carro foi para a assistência por 7 vezes, num total de 60 dias!) Nick exigiu a troca do seu carro por um novo ou a devolução do seu dinheiro, e inicialmente a Porsche não estava disposta a fazê-lo - só que depois da pressão causada pelo fenómeno viral dos vídeos, a mesma parece ter repensado o assunto e parece que agora está tudo encaminhado para um final feliz... se o próximo automóvel de Nick não vier novamente "amaldiçoado"!

14 comentários:

  1. As marcas alemãs são uma fraude. Pagam há décadas subornos aos críticos para terem boas notas, para fazerem os consumidores acreditar que são a melhor coisa sobre 4 rodas que 50000 ou 100000 € podem comprar. O produto final é caro e pouco eficiente.
    Tudo porque não conseguem fazer melhor que por exemplo, os japoneses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi? Como podes dizer que as marcas alemãs são pouco eficientes? Gostava de perceber esse teu ponto de vista.
      Com isto não quero dizer que todos os VW, BMW ou Mercedes são melhores opções em todos os segmentos, mas dizer que não são eficientes...

      Existe de facto uma ideia generalizada que se é Alemão, é bom. E por norma, diga-se o que se disser, está certa. Agora se compensa a diferença de preço, bem, isso já é subjectivo. Mas a verdade é que os nipónicos de baratos têm muito pouco. Basta ver o preço base do Auris 1.4 D4-D e o Golf 1.6 TDI, e chegamos a conclusão que a diferença é pouca.

      Peço-te também para dares uma vista de olhos as estatísticas dos últimos anos que relacionam o número carros com problemas com o número de unidades vendidas desse modelo, e por acaso até encontras que a marca com a menor % de avarias até é a Porsche

      Agora se disseres que os alemães "vivem" um pouco da imagem que ganharam nos anos 80/90. É um bocado verdade, porque actualmente marcas como a Kia e Hyundai, conseguem ser bastante competitivas a nível de motorizações e qualidade de construção/materiais. E se a isso juntarmos garantia de 7 ou 5 anos (sem limite de km)...

      Quanto a negligência por parte da marca essa existe em todo o lado, pois o que importa actualmente são números.

      Com tudo isto continuo na mesma com a minha opinião. A comprar não será novo, e caso seja, ter atenção as primeiras series de cada modelo. E por birra minha, dificilmente compro italiano, mas isso são opiniões. Agora dizer que Alemão é fraude só porque sim... bahhh

      Continuo a acreditar que em casos normais (não como este em causa), quer seja Renault, Toyota, Audi ou outra coisa qualquer, se for bem "tratado" e bem assistido, darão menos problemas.

      Eliminar
  2. Netshark isso não é bem assim. Tens exemplos da volkswagen (que por acaso é dona da porsche) ou da opel que em geral são carros que duram muito e são fiáveis. Mas sim, os carros japoneses também são top, mas o que não quer dizer que não possam trazer problemas de origem, como aconteceu recentemente com a Toyota. O que eu acho que está aqui em causa é o apoio dado depois da compra.

    ResponderEliminar
  3. Sou amigo de um mecânico da ACP e dele diz que a partir de um determinado valor, qualquer marca apresenta um produto relativamente bom!!! Mas a fiabiliade de um carro depende de muitos fatores:-Assistência durante a vida dele, uso do condutor, local onde o carro anda, série do carro etc etc.,-
    Agora dizer que um volkswagen é mais fiável do que um peugeot, isso depende!!!! Estamos a falar de motor? De eletrónica em geral ?De corroceria ou componentes?
    esse mecãnico diz que faz assist~encia a TODAS as marcas, incluindo de topo!!!
    è verdade de que as revistas de automóveis são aliciadas a pender mais para um lado do que para o outro....
    No caso do Porsche bem como em carros destes preços, algumas avarias são imperdoáveis!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bastará ver que todas as marcas têm assistência... Se houvesse uma marca perfeita, não necessitaria disso! :)

      Mas o vergonhoso mesmo é quando se tratam de problemas crónicos, ou já conhecidos de origem, e que as marcas optam por "esconder" e deixar que seja o cliente a ter que aturar as consequências. Os mecânicos das marcas bem sabem que há séries que... é fugir delas!

      Eliminar
  4. Também lhe pode ter saído um mau modelo. Ás vezes acontece.
    Mas as marcas alemãs apesar de ter boa reputação de vez em quando também lançam maus modelos ou outros com mais problemas de fiabilidade. E as japonesas não são imunes. Vejam os problemas que a Toyota teve nos EUA em que teve que chamar milhões de carros por defeito.

    Agora em Portugal é que se tem a tendência de comprar olhando somente ao símbolo porque confere estatuto social ter um carro alemão (especialmente BMW, Audi ou Mercedes) mas depois em custo de assistência, anos de garantia, etc são muito piores que outras marcas.

    ResponderEliminar
  5. Trabalhei bastantes anos no sector automóvel e posso dizer que há carros - independentemente da marca ou modelo - que vêm completamente amaldiçoados para desespero dos seus proprietários.

    ResponderEliminar
  6. Mas um carro 100% eléctrico tem uma complexidade mecânica com 1 ou 2 ordens de magnitude inferior a qualquer motor de combustão ou híbrido, por isso será de esperar também 10 ou 20 vezes menos manutenção e avarias...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que não é assim tão directo. Como se pode ver neste caso (e outros) os problemas mais frequentes são de origem eléctrica e até de software do que propriamente mecânicos.

      Acho que os serviços de assistência continuarão a ter trabalho. Quando muito poderão tratar do problema via acesso remoto. :)

      Eliminar
    2. Pois, talvez não se aplique neste caso pois são problemas de carro novo, mas no geral os problemas que por vezes começam a surgir quase de seguida uns a seguir aos outros num carro com 4 ou 5 anos já pode fazer uma diferença grande de um electrifico para um de combustão, pois normalmente são problemas de peças mecânicas com desgaste, desafinadas ou com envelhecimento precoce (mal dimensionadas para o serviço) (ou tubo de escape roto, catalisador, sensores de gases de escape, etc.. um motor de combustão hoje em dia também tem que ter muita electrónica e sensores de apoio ao motor). A simplicidade de um motor eléctrico e seus respectivos benefícios tornam o dimensionamento da coisa menos falível, e relembra-me que devíamos ter apostado em fabricar um modelo eléctrico por cá há uns anos em alternativa a construir estádios de futebol à maluca..

      Eliminar
    3. Tens aqui um projecto Portugês que deve estar aí para rebentar. Eu gosto bastante por acaso. 100% eléctrico.

      http://www.veeco.pt/

      Eliminar
  7. "poupou durante cinco ano..."

    anos

    ResponderEliminar
  8. "Don't believe everything you see/read online."

    ResponderEliminar