2017/11/29

Robot T-HR3 da Toyota já consegue fazer Tai chi


A Toyota já revelou o seu mais recente robot humanóide - o T-HR3 - e as suas capacidades são impressionantes.

Quem viu os primeiros robots humanóides e o seu comportamento desajeitado não conseguirá deixar de ficar impressionado com o novo T-HR3 da Toyota. Este robot, que na prática funciona como uma versão robótica que repete os movimentos de um operador humano, tem uma gama de movimentos incrível - incluindo a capacidade de manter o equilíbrio apenas numa perna enquanto realiza movimentos ao estilo das artes marciais, e tudo isso com uma fluidez e suavidade surpreendentes.

Não menos surpreendente é que este robot, concebido para interagir de forma segura com humanos, também é capaz de reagir a toques e colisões. Se uma pessoa lhe pegar na mão ou puxar um braço, ele reagirá de forma "natural" e não como um tradicional corpo robótico rígido.

É fácil antever a utilização deste tipo de robots para realizar trabalhos remotos que fossem demasiado perigosos (ou impossíveis) para um humano desempenhar presencialmente... Por mim, bastava-me que a Toyota lançasse um destes robots em escala reduzida... e a preço aceitável, para brincar! :)




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)