2017/11/12

Wallpapers para iPhone X disfarçam o recorte do ecrã


A criatividade das pessoas não tem limites; e alguns utilizadores de iPhone X que não querem ser relembrados constantemente do recorte no topo do ecrã já começaram a dar uso a wallpapers que habilmente o escondem.

Embora não tenha ainda uma amostra representativa de pessoas com iPhone X que me possam dar a sua opinião, os que o têm dizem-me que o recorte no ecrã acaba por passar despercebido de forma natural ao fim de alguns dias. No entanto, se assim não for... será apenas questão de usarem uma imagem de fundo como a que surge ali em cima, e onde a própria imagem se encarrega de fazer "desaparecer" o recorte do ecrã (pelo menos enquanto estiverem no lock screen e home screen) - e penso que não demorará para que nos sites de wallpapers surja uma categoria especificamente concebida para imagens que tenham este propósito.

Curiosamente, de todos os utilizadores de iPhones com que falei, há no entanto uma crítica relativamente ao ecrã que é comum a todos... e não é o recorte mas sim precisamente o que se passa no lado de baixo do ecrã.

Com o desaparecimento do home button a Apple acha que é necessário relembrar continuamente os utilizadores que o regresso ao home screen é feito através de um gesto de deslizar (de baixo do ecrã para cima, ao estilo do que se faz para aceder ao control panel nos iPhones anteriores) - e para isso mostra continuamente uma barra iluminada na zona inferior do ecrã. É uma barra que desaparece quando se está a ver vídeo, mas que de resto permanece continuamente visível em qualquer app que se utilize, incluindo jogos!

... Imagino que a Apple vá reconsiderar esta opção e - no mínimo - adicione uma opção de "esconder" a barra nos settings, para quem não a quiser ver... Espero apenas que isso seja feito a curto prazo e não apenas por altura da chegada do iOS 12 no próximo ano! :P


Actualização: já há uma app Notch Remover que faz o recorte nos wallpapers.

1 comentário: