2017/12/03

Google descarta-se da garantia do Nexus 5X


Os utilizadores que optaram por pagar pela modalidade Nexus Protect de garantia prolongada para os seus nexus 5X ou 6P estão a descobrir que não lhes vale de nada.

Embora na Europa os consumidores estejam protegidos por garantias de 2 anos de forma implícita, nos EUA a garantia é de apenas 1 ano e isso faz com que as garantias prolongadas tenham que ser compradas "à parte". No caso dos Nexus 5X e 6P, a Google disponibilizou o Nexus Protect, que oferecia garantia por 2 anos... mas que afinal não serve de muito.

Os clientes da Google que têm tentado activar esta garantia têm recebido a informação de que a Google já não tem mais smartphones Nexus 5X para proceder à troca, e por isso propõe a devolução de $53 de indemnização no caso dos modelos de 16GB e de $59 para os de 32GB ou, em alternativa $100 em crédito para gastar na Google Store. Ora... considerando que o custo da garantia Nexus Protect para o 5X era de $69... está visto que este seguro de nada serviu para "assegurar" os direitos e interesses dos clientes.

Se é certo que a Google poderá ficar sem modelos para troca, seria da sua responsabilidade encontrar um modelo alternativo que, no mínimo, pudesse por à consideração dos clientes (ou, levado ao extremo, disponibilizar um modelo mais recente, como um Pixel 2, a preço bastante mais vantajoso). O que não me parece bem é que um suposto plano pago de seguro resulte em ficar com o smartphone avariado e recebendo ainda menos do que se pagou pelo próprio seguro...

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Que vergonha, isto dos seguros dos smartphones em Portugal também é uma grande tanga, mas a Google proceder desta forma, que vergonha

    ResponderEliminar
  3. Amazon, esses devolvem a totalidade do dinheiro nem que seja ao fim de 23 meses.
    Nem confirma se há problemas, simplesmente devolvem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo directamente Amazon, certo? Pq se for de loja associada/intermediária chapéu...

      Eliminar
    2. Sim, directamente da Amazon, neste caso Amazon.es.

      Eliminar
  4. O meu Nexus5X avariou perto do final dos 2 anos. A fnac não me devolveu o telemovel arranjado no prazo de 1 mês por isso devolveram-me o dinheiro da compra inicial.
    Claro que inicialmente só me queriam devolver em nota de credito. Tive que chamar o gerente para me devolverem o dinheiro mesmo.

    ResponderEliminar