2017/12/20

Malware põe Androids a gerar Monero e até pode estragar baterias


Como se não bastasse a inconveniência de ficar infectado com malware no smartphone, o Loapi põe o smartphone a render a criptomoeda Monero, ao ponto de até poder danificar a bateria.

Investigadores do Kaspersky Lab estiveram a testar as capacidades deste Trojan.AndroidOS.Loapi e ficaram surpreendidos com o que descobriram. Este malware é extremamente versátil quanto ao tipo de coisas que consegue fazer, e que vão desde o envio de mensagens SMS à subscrição de serviços pagos, apresentação de publicidade, participação em ataques DDoS e... geração de Monero, ao estilo daquele script que tem sido usado em vários sites.

O problema é que, se alguns malwares tentam passar despercebidos, para que o utilizador não os detecte, este Loapi é tão agressivo que os seus efeitos se fazem sentir logo desde o primeiro instante e - pior ainda - esse efeito pode chegar mesmo a danificar fisicamente o smartphones. Num smartphone de testes, após dois dias a gerar Monero o smartphone começou a ficar com a bateria inchada.

... Pessoalmente, não sei até que ponto é que esta bateria inchada poderá ter resultado deste malware, ou ser algo que já iria acontecer de qualquer maneira (já me aconteceu num par de smartphones chineses, mesmo estando "parados sem fazer nada"). Mas de qualquer forma, bem sabemos que não será conveniente que um smartphone esteja a funcionar com o CPU a 100% durante vários dias sem interrupção (se bem que, noutras marcas, a coisa é resolvida abrandando a velocidade de funcionamento. ;P)

Portanto, se sentirem o smartphone a aquecer demasiado ou a ficar sem bateria muito mais rapidamente do que o normal, vejam lá se não têm o smartphone a gerar Monero para um desconhecido em parte incerta.

4 comentários:

[pub]