2017/12/14

Maps Go chega ao Google Play mas está bloqueada para smartphones "normais"

A Google decidiu (absurdamente) limitar a instalação do Maps Go em smartphones "normais", mas felizmente podemos contornar isso acedendo directamente à "Progressive Web App" que o alimenta.



O Android Go é a proposta da Google para os smartphones com hardware mais limitado (menos de 1GB de RAM) e que vem acompanhado por uma série de apps "Go" da Google, a começar no próprio Google Go, que substitui a tradicional app de pesquisa, assim como o YouTube Go (com foco nos vídeos offline, permitindo a transferência dos mesmos entre amigos, etc.), Files Go (facilita encontrar ficheiros grandes e duplicados, transferências offline), e também versões Go do Gmail, Google Maps e Google Assistant.

Este Google Maps já está disponível no Google Play, mas a Google resolveu limitar a sua disponibilização, estando o mesmo bloqueado para os ditos smartphones "normais".

Contudo, o Maps Go parece não ser mais que um atalho para uma Progressive Web App, a qual pode ser acedida através do seguinte URL ( https://www.google.com/maps?force=qVTs2FOxxTmHHo79-pwa&source=mlapk ) no browser do vosso smartphone. O clicar no link pode causar o redirecionamento para a app do Google Maps, pelo que poderá ser necessário fazer o copy-paste manualmente para uma nova tab do Chrome, e a partir de lá podem adicioná-la ao homescreen se assim o entenderem.

A nível de funcionalidades esta PWA consegue detectar a localização actual e fornecer direcções para viagens de carro, transportes públicos e a pé, tal como a app completa. Permite utilizar diferentes layers, partilhar a localização, em mais de 70 países.

Será por certo útil para os equipamentos menos potentes, e quem sabe até poupar bateria, pois o Maps é conhecido por ser uma aplicação bastante exigente, ficando por vezes a consumir recursos em segundo plano.

... Mas esperamos que a Google opte por disponibilizar a "app" a todos os utilizadores e equipamentos, deixando que sejam eles a decidir o que querem utilizar.

2 comentários:

  1. Excelente Luís. Não conhecia a Google Go. Isto poderá ser a resposta que procurava para um velhinho Samsung S2 que ainda tenho lá por casa.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Não me parece que dê para navegação em tempo real como acontece com a app normal. Ou estarei errado?

    ResponderEliminar