2017/12/07

Project Treble não vai chegar aos smartphone Nokia já lançados


A HMD tem-se estado a portar bastante bem na questão das actualizações dos novos Nokia. Além de actualizar toda a gama para o Android O, já garantiu que todos eles vão também receber o Android P. Infelizmente, o Project Treble não será implementado nas actualizações dos equipamentos já no mercado.

O Nokia 8 já está a correr o Android 8 Oreo, sendo que os restantes modelos será apenas uma questão de tempo até que tal aconteça - e, no caso do Nokia 3, possivelmente devido a um problema de drivers com a MediaTek, a HMD até optou decidiu por saltar uma versão e passar directamente para o Android 8.

O projecto Treble é um dos assuntos do momento, com muitos developers a estudarem o seu real impacto no mundo Android. As primeiras impressões não poderiam ser mais positivas, com uma imagem baseada no Android AOSP a correr em equipamentos de diferentes fabricantes e com diferentes chipsets graças a este sistema, assim parecendo cumprir com as intenções de revolucionar as actualizações de longo prazo na plataforma Android. Infelizmente, para se implementar este sistema há alguns requisitos que têm que ser cumpridos:


A HMD, tal como a OnePlus, já decidiu não levar o projecto Treble aos smartphones actualmente no mercado, ficando este suporte apenas para os que forem futuramente lançados, já com o Android 8 Oreo.

Esta decisão não terá contudo impacto directo no utilizador, tendo apenas a HMD de ter mais algum trabalho no desenvolvimento do firmware para os seus smartphones. Mas, sem dúvida que alguns utilizadores se sentiriam mais confortáveis sabendo que, mesmo que a HMD viesse a dar o dito por não dito, pudessem contar com o Project Treble para terem acesso a actualizações não oficiais por um período mais prolongado...

2 comentários:

  1. Para quem quer meter roms quando perder o suporte vai ter impacto..

    ResponderEliminar
  2. Essa questão ainda não está clara, pelo menos para mim.

    " A imagem que correu no Mate 9 também foi utilizada com sucesso nos Honor 9 e Honor 8 Pro, Sony Xperia XZ1 Compact e Essential Phone. Ao todo, são três fabricantes e dois SoC completamente diferentes (HiSilicon Kirin 960 e Qualcomm Snapdragon 835), todos a correrem o mesmo sistema."

    Destes, talvez (ainda não consegui verificar) só o Mate 9 tenha o novo sistema de partições (com o update para o Oreo), mas a ROM funcionou nos outros smartphones, que ainda não têm a compatibilidade com o projecto treble.

    É um assunto para acompanhar.

    ResponderEliminar