2017/12/22

Sapatos laser ajudam pessoas com Parkinson a caminhar


A tecnologia ajuda-nos a todos, mas torna-se ainda mais relevante quando ajuda aqueles que mais precisam; e quando se mete lasers à mistura, ainda melhor: investigadores criaram uns sapatos laser que podem ajudar pessoas com doença de Parkison a caminharem melhor.

Um dos problemas que frequentemente afectam pessoas com Parkinson é uma paralisia temporária ao caminhar, em que a pessoa fica impossibilitada de dar o passo que deseja dar, sendo que essa pausa tanto pode durar poucos segundos como ser de mais de um minuto - podendo até fazer com que a pessoa perca o equilíbrio e caia.

Curiosamente, esta paralisia pode ser quebrada se a pessoa se concentrar em algo junto aos pés, que possa servir de "alvo" para dar o passo, podendo ser algo tão simples como uma rachadela no pavimento ou os riscos da tijoleira. O problema é que nem sempre o piso tem essas características que permitam incentivar o passo seguinte... e daí a invenção destes sapatos laser.

Estes sapatos contam com um apontador laser que projecta um risco luminoso no chão cerca de 50 cm à frente do pé, assim criando um alvo a atingir independentemente do tipo de solo em que se estiver a caminhar (contando também com um sistema que apenas liga o laser quando o pé está no solo, e não durante a fase de movimento do pé respectivo). Os efeitos foram bastante positivos, reduzindo os incidentes destas paralisias temporárias em metade das pessoas em que foi testado, e também reduzindo a duração das mesmas.

O próximo passo será tentar detectar quando é que está a ocorrer um destes casos de paralisia temporária, para só activar o laser nas situações em que seja necessário...


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)