2017/12/22

Snapdragon 845 a caminho dos Chromebooks?


Parece que o ano de 2018, com a chegada dos Snapdragon 845, será o ano em que finalmente teremos Chromebooks com chips da Qualcomm.

O Snapdragon 845 vai ser um dos chips de referência para os topos de gama em 2018, e desta vez, para além dos smartphones, até o iremos ver em portáteis que marcam a entrada do Windows 10 na arquitectura ARM (depois da anterior tentativa falhada do Windows RT). Como seria de esperar, não é só do lado da Microsoft e do Windows que há interesse em aplicar este chip neste tipo de equipamentos, havendo igualmente referências de que iremos ter - finalmente - Chromebooks com Snapdragon.

A utilização dos Snapdragon em Chromebooks seria uma combinação perfeita, e há muito aguardada (considerando que temos Chromebooks com chips ARM), mas estranhamente é algo que nunca se concretizou. Embora não haja explicação oficial, alguns ex-funcionários da Google disseram que isso se devia à intransigência da Qualcomm em disponibilizar os drivers em open-source que facilitassem a utilização dos seus chips em Linux; algo que a empresa poderá ter reconsiderado para esta nova geração de chips.

Se ainda está por demonstrar a capacidade destes chips ARM conseguirem aguentar com um Windows "total", não haverá dúvidas que serão mais que capazes de funcionar perfeitamente com ChromeOS, podendo contribuir para que se tornem ainda mais interessantes e apetecíveis. Só falta mesmo que a Google comece a promover a disponibilização de Chromebooks em mais regiões, incluindo Portugal. ;P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)