2017/12/15

Siri vai reconhecer e responder a sussurros?


Os assistentes digitais por voz podem estar connosco há muitos anos, mas há vários aspectos em que ainda pouco evoluíram, e um deles é o volume com que respondem aos nossos pedidos.

Foi revelado um pedido de patente da Apple que nos mostra um sistema que permitiria a uma assistente digital como a Siri reconhecer se o utilizador estará a sussurrar, e assim responder também de forma sussurrada.


Não se pode dizer que seja um ideia que necessitasse de um génio para a criar, mas sem dúvida que seria de grande utilidade. Não há coisa pior do que estar num ambiente silencioso e querer dar uso à Siri, e descobrir que afinal o volume estava no máximo e temos a assistente da Apple a falar em alto e bom som!

Eu até iria mais longe que apenas este sistema de sussurrar, e adicionaria também um sistema de reconhecimento do volume ambiente, ajustando o volume da Siri em conformidade - ao estilo do que alguns automóveis fazem, aumentando automaticamente o volume à medida que se circula a maior velocidade, para compensar os ruídos de rolamento (e não seria incompatível com o sistema anterior, pois tratar-se-ia apenas de falar "ligeiramente" acima do nível de ruído ambiente - ou de "muito acima", consoante os casos).

A patente já foi pedida em 2016... vamos lá ver se em 2018 pode finalmente ser implementada na Siri.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)