2017/12/19

Uber não valida emails e envia facturas para pessoas erradas


É inconcebível em qualquer empresa tecnológica nos dias de hoje não faça a simples validação do email dos seus clientes, mas infelizmente assim é, e também a Uber se enquadra nesse grupo - pondo em causa a privacidade dos seus clientes ao enviar as suas facturas e demais informações para desconhecidos.

Um dos nossos leitores contactou-nos para relatar uma situação caricata, em que começou a receber facturas enviadas pela Uber referentes às viagens de uma qualquer pessoa que se terá registado no serviço com o seu email. Aparentemente, na ânsia de facilitar a vida aos novos clientes, a Uber nem sequer faz o habitual passo de validação do email, para que o novo cliente comprove que efectivamente se trata do seu email.

A situação já seria ridícula por si só, mas ainda se torna pior. Quando o nosso leitor contactou a Uber para alertar para esta situação (de estar a receber os emails que deveriam ser dirigidos a outra pessoa, apenas por esta ter introduzido um email errado), o atendimento considerou que o caso era o de uma "recuperação de conta", instruindo o nosso leitor a seguir os passos para recuperar a password! E mesmo as tentativas posteriores de tentar explicar o que realmente se passava parecem continuar a ser infrutíferas.

... Se calhar, em vez de tentar fazer as coisas correctamente (e já por culpa de um sistema de registo deficiente que permite aos clientes registarem-se sem sequer validarem o seu email) talvez a única solução seja efectivamente o nosso leitor - ou outras pessoas na mesma situação - fazerem efectivamente a recuperação de conta, alterando a password e bloqueando o acesso ao outro cliente. Talvez assim a Uber repare que algo de errado se passa e tome as devidas providências para rectificar a situação.

1 comentário:

  1. Recebo também de um utilizador brasileiro todas as viagens dele. Já entrei em contacto com a Uber e passado um mês continua tudo na mesma.

    ResponderEliminar