2018/01/19

AI da Alibaba e MS já supera humanos em testes de leitura e compreensão


Se hoje em dia é extremamente fácil chegar aos limites do que os assistentes digitais conseguem compreender, para a próxima geração de assistentes as suas capacidades poderão superar até a de pessoas reais.

Uma inteligência artificial criada pela Alibaba conseguiu, pela primeira vez, superar os resultados obtidos por humanos num teste de leitura e compreensão da Stanford University e que é considerado um dos testes mais complexos para avaliar a capacidade de sistemas "inteligentes". A AI da Alibaba conseguiu obter uma classificação de 82.44, ligeiramente acima dos 82.304 obtidos por humanos.

Curiosamente, o sistema da MS conseguiu um resultado ainda melhor - de 82.650 - mas tendo conseguido esse valor um dia mais tarde relativamente à Alibaba.

Espera-se que com estes avanços a interacção com os computadores e assistentes digitais se vá tornando cada vez mais natural, permitindo-nos falar sem a preocupação de estar a fazer as perguntas ou comandos "da forma certa" para que possa ser interpretado correctamente, o que quase sempre resulta em formas de falar bastante "mecânicas" e não tão naturais quanto se desejaria.

O ideal será que, a seu tempo, nem sequer pensemos na forma como dizer as coisas, simplesmente falando como falaríamos para uma qualquer pessoa. (Esperemos que até lá, estas capacidades melhoradas das inteligências artificiais também já incluam a capacidade de nos entender quando falamos em português. ;)

5 comentários:

  1. Falta-nos que estas tecnologias, mesmo que de uma forma mais simples, se vulgarizem. Não é difícil imaginar soluções baseadas em blockchain, com informação pessoal guardada nos telemóveis e outros dispositivos pessoais, auxiliados por co-processadores de IA sem recurso à cloud e a dor de cabeça de partilha de informação que isso origina.

    ResponderEliminar
  2. Tudo muito bonito para lado do bem , nem quero pensar no que seja possivel fazer com tal AI para lado do mal!

    Quero ver como humano vai dar a volta esse ser quando ele fizer tudo a velocidade da luz , se programe sozinho se passe por humano , se mande construir sozinho onde vai parar humano nessa parte em que ele sera mais rapido e com inteligencia absurda!

    Eu tenho medo, papel do humano vai passar a lixo depois que esse poder computacional fique na alta! Sera ele o impulsionador de um desastre nuclear por exemplo?

    Quem o vai travar quando ele consegue ler , ver , escutar , construir a uma velocidade que jamais nenhum ser humano vai conseguir acompanhar!

    Não tenho duvidas que vai ter muita coisa boa sim, mas tanto de bom tera de como ruim vai fazer também! Ainda vamos ver os humanos andar a guerra para desligar essa treta, não é a toa que os filmes nos vão dando uma ideia do que seja possivel de acontecer! São reais as consequencias que poderam de ai vir , quero ver essa bodega depois a respeitar os 10 mandamentos para nao matar humano! AHAHHA


    Basta que ele seja inserido num desses super computadores da China/USA de petaflops para ver o potencial da maldade da coisa!

    Fiquem bem, vejam que cadeira de rodinhas tem vindo alertar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para isso acontecer é necessário que esse AI esteja integrado numa máquina móvel, ou que consiga controlar à distância. Se isso acontecer é porque ainda estaremos a viver num estado central ao qual teremos um papel submisso perante uma entidade teoricamente superior, e a tendência é claramente a contrária. De outra forma não existiria criptomoeda nem livestreams com doações.

      Eliminar
  3. Cuidado com o sensacionalismo dos jornalistas. Compreensão? Verdadeiramente? Não.

    Não digo que não se possa chegar a esse ponto no futuro. Nunca devemos dizer nunca, mas para já não há compreensão nenhuma na IA, nem da Alibaba, nem da Microsoft, nem de ninguém.

    https://twitter.com/GaryMarcus/status/952883916964319236

    ResponderEliminar
  4. João Rovira

    Tua comparaçao nao foi muito boa , esta te esquecer de quanto AI estiver autonomia para fazer e decidir por ela propria , que te diz que uma inteligencia dessa nao enganara o humano e possa ele fazer coisas mas para humanidade? Tipo fazer se passar por uma coisa ajudando os humanos mas preparando algo por traz por ver por exemplo que o seus criadores vao destruir o mundo , e a inteligencia decide por ela propria acabar com raça humana!

    Ela analisar a historia e ver que nos vivemos num paraiso chamado terra e começar pensar mas porque o ser humano me criou se ele se destroi a si proprio e tudo que o rodeia , natureza , aguas poluidas , despaste de mato a umna velocidade de luz com que deriva falta de oxigencio para ser humano. Ai a AI vendo isso olha como ser humano se comporta vamos por ponto final a isto ser humano não e digno de viver mais na terra , que poderiamos nos fazer contra isso!

    Acho que estas tu a levar isto tudo muito pelo lado positivo tal como o Carlos que so estao ver lado bom sem equancionar o lado ruim que ele existe sempre , na logica da batata humano avança 100% , e destroi outros 50% com seu avanço!

    Nao a duvidas que avançamos muito desde tempo das cavernas nem sabemos onde isto vai parar com evoluçao que estivemos desde essa altura!

    É a historia diz nos uma coisa George Orwell ainda vai ter muita razão na sua profecia , ja existe AI na policia que vai ser do humano normal a ser vigiado a toda hora por cameras na rua com AI a trabalhar em nome da suposta justiça!

    Tu nao vais saber que realmente pensa IA , ai reside grande problema porque ela nao vai ter QI de 100% mas sei la vai ter um de 5000% como consguiras dar a volta depois uma AI que tem acesso a net , livros etc tudo instantâneo é impossivel de prever seu comportamento.Ela conseguira enganar o humano sem que ele tenha inteligencia suficiente para se aperceber disso!

    Isto so que penso , imagina ela entrar no mundo de crackers etc!

    Não vejam so lado positivo que concerteza vai ajuda tambem podia dar exemplos de coisa boas ira fazer, mas isso e facil demais pensar o dificil é pensar em todas coisas más que ele conseguira fazer!

    Fica bem

    ResponderEliminar