2018/01/06

Analisador de sinal WiFi portátil com ESP8266


Os versáteis e económicos ESP8266 servem para tudo e mais alguma coisa, incluindo servirem de base para criar um analisador portátil de sinal WiFi com ecrã gráfico.

Hoje em dia o WiFi é essencial para o funcionamento dos nossos gadgets no dia a dia e, embora muitas vezes tudo corra sem qualquer problema, ocasionalmente lá temos que lidar com situações mais estranhas e onde se torna bastante útil saber que mais redes WiFi poderão estar a interferir com a nossa.

Embora seja possível usar-se um smartphone para fazer este tipo de análise do sinal WiFi, este analisador portátil de WiFi que recorre a um simples ESP8266 torna-se numa solução igualmente atractiva e de baixo custo, que tem a vantagem de funcionar mesmo quando não se tem o smartphone por perto - e sendo de operação ainda mais fácil: basta pressionar um botão para vermos o estado de todas as ligações WiFi que estiverem ao alcance.

Um excelente projecto que combina a utilização de um ESP8266 com um pequeno LCD gráfico e alimentação por bateria. Componentes que poderão ser combinados e recombinados para inúmeras outras aplicações (sempre com o cuidado de não usar o WiFi de forma intensiva e contínua... senão lá se vai a bateria num instante).

1 comentário:

  1. ola boa noite, voce tem o codigo. caso tenha voce pode fornece

    ResponderEliminar