2018/01/26

App falsa MyEtherWallet rouba Ethereum dos utilizadores

Uma app falsa conseguiu chegar à Play Store, fazendo-se passar pela app oficial (inexistente) do MyEtherWallet, e pondo em risco as criptomoedas dos utilizadores.


O Ethereum é uma das criptomoedas mais populares, pelo que não será surpresa haver quem esteja a tentar lucrar ilegitimamente com o mesmo, à custa dos utilizadores mais distraídos. Esta semana, um grupo de cyber-criminosos conseguiu colocar no Google Play uma app MyEtherWallet que supostamente serviria para gerir as carteira Ethereum no serviço com o mesmo nome - o problema é que se trata de uma app falsa

Lukas Stefanko, um analista que trabalha na área da segurança, alertou para o perigo que estão a correr ao instalarem a app MyEtherWallet. No seu alerta, informa ainda que não existe uma app oficial com este nome e que esta MyEtherWallet pede aos utilizadores para introduzirem a sua chave privada, algo que naturalmente não deverão fazer, pois permitirá que os atacantes lhes esvaziem as contas.

Atendendo às imagens publicadas no Google Play, a aplicação apresenta um design muito pouco cuidado, o que por norma é logo um mau indicador. Tendo em conta o interesse à volta deste assunto, é bem provável que este tipo de apps e esquemas se comecem a multiplicar, pelo que será importante estar atento e ter sempre muito cuidado com qualquer app que se instale e peça acesso a contas de criptomoedas.

4 comentários:

  1. Nunca foi tão fácil como na era digital, num pequeno ápice ou numa micro-pequena falha de atenção, ser enganado e ficar com a vida totalmente desgraça de forma (quase?) totalmente irreversível... :(

    ResponderEliminar
  2. é mais facil roubar bit coins que minar, ja para nao falar que é so lucro hahahahah.

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de saber como é que a Google que diz ter feito progressos na store a nível de "erradicar" apps potencialmente perigosas... E depois aparece isto que como disseste é tão mal feita!

    Mas os utilizadores também têm a sua parte de culpa, custa a acreditar que quem ande neste mundo das criptomoedas não duvide por um único momento que algo pode estar errado? Não quero acreditar que são assim tão ingénuos.

    ResponderEliminar