2018/01/15

Chromecasts e Google Home podem "encravar" routers WiFi


Se têm notado algumas falhas inexplicáveis na vossa rede WiFi, a culpa poderá ser de dispositivos como o Chromecast e Google Home.

Muitos utilizadores têm sido confrontados com falhas temporárias nos seus routers, que tanto podem durar apenas alguns instantes como obrigar a que se faça reboot ao mesmo; e a única constante tem sido a presença de dispositivos Google Cast na sua rede. O problema foi agora confirmado e explicado por um engenheiro da TP-Link, que vem elucidar o que se passa.

A culpa não é directamente dos Chromecast ou Google Home, mas da forma como alguns equipamentos Android e apps estão a comunicar na rede quando acordam do modo sleep. Para descobrirem se estão dispositivos "cast" na rede, seria suposto mandarem alguns pacotes de dados várias vezes por minuto; mas por algum motivo, quando estão a acordar do modo sleep, podem mandar centenas de milhares de pedidos num curto espaço de tempo, efectivamente fazendo um ataque "Denial of Service" ao router! Muitos routers, de vários fabricantes (TP-Link, Asus, Linksys, Netgear, etc.) não conseguem lidar com este fluxo anormal de pacotes, levando à necessidade de um reboot.

Alguns fabricantes já disponibilizaram actualizações de firmware para os seus routers, pelo que, se estiverem entre os utilizadores afectados, verifiquem se existe alguma actualização para o vosso modelo - ou então considerem desligar o Chromecast / Google Home / Home Mini da rede até que o problema seja resolvido.

Actualização: aparentemente ficará corrigido a partir de 18 de Janeiro.

7 comentários:

  1. Nenhum problema com a Chromecast. Considero-a uma das melhores compras que fiz.
    P.S. A maior incidência é em dispositivos Android com as versões mais recentes.

    ResponderEliminar
  2. Problema aqui com chromecast e o novo smart router Vodafone...
    Sera q eu consigo atualizar o smart router ou so a vdf?

    ResponderEliminar
  3. AH-AH! Agora está explicado porque é que um router, no sitio onde estive recentemente alguns dias, volta e meia deixava-me o smartphone pendurado em "Obtaining IP configuration..."! Só após um reboot a coisa ia ao sitio.

    E confirmo: estou com Android 8.
    E eu já a pensar que os routers daquela operadora eram uma treta...

    Curiosamente, em casa com o router 1GB da Vodafone ainda não notei qualquer problema - talvez porque, se bem me lembro. ainda não fiz nenhum cast a partir do smartphone desde que tenho o Android 8, apenas a partir do portátil.

    ResponderEliminar
  4. Tenho tido imensos problemas com o router da NOS que reenicia frequentemente. Já foi trocado várias vezes e o problema ocorre sempre em determinados momentos que podem ser espaçados por dias.

    ResponderEliminar
  5. Idem. O meu da Nos tb esta sempre a reiniciar. Sábado foi trocado. Parece mais estável. Pelo sim pelo não se recomeçar a falhar desligo o Chromecast.

    ResponderEliminar
  6. Boa sorte para obter actualizações da TP-LINK, ainda nem para a falha de segurança "KRACK" nos aparelhos certificado (ou não) com WPA / WPA2 a TP-LINK corrigiu os modelos, estou para ver isto do Chromecast.

    ResponderEliminar
  7. Mas os routers dos operadores são mesmo uma treta.

    ResponderEliminar