2018/01/30

Galaxy S9 vai combinar reconhecimento facial e de íris?

O mundo aguarda impacientemente pelas novidades do Galaxy S9 da Samsung, e uma delas poderá ser um novo sistema de reconhecimento facial que combina a imagem do rosto com o reconhecimento de íris.


Uma das novidades do iPhone X foi a estreia da tecnologia Face ID com câmara 3D, e todos os restantes fabricantes estão a trabalhar arduamente para disponibilizar tecnologia idêntica. No caso da Samsung, não tendo acesso a uma câmara desse tipo a tempo de ser implementada no Galaxy S9, está a fazer o melhor que pode com aquilo que tem disponível.

O "Intelligent Scan" poderá ser o nome da tecnologia utilizada pela Samsung, para permitir o desbloqueio do smartphone, e que combinará o reconhecimento facial com o reconhecimento da íris; ambas tecnologias que a marca já disponibilizava em modelos anteriores, mas que passarão a trabalhar em conjunto para maior eficiência, tendo em consideração aos condições de luminosidade do momento.


O melhor de tudo é que esta tecnologia deverá assentar em software, o que abre as portas a que este Intelligent Scan possa eventualmente chegar aos Galaxy S8 e Note 8 por meio de uma actualização; algo ao estilo do que a OnePlus fez ao levar o reconhecimento facial do OnePlus 5T aos OnePlus 5 e até aos OnePlus 3/3T. (Uma das "falhas" do reconhecimento de íris era a de o processo não ser feito automaticamente assim que se levantava o smartphone, mas obrigar a que o utilizador fizesse um gesto de deslizar manualmente no ecrã - se este novo Intelligent Scan for completamente automático, já seria bastante mais prático de utilizar.)

Seja como for... seguramente o sistema irá ser posto à prova pelo habitual grupo de hackers que gosta de desafios e demonstrar como se podem ultrapassar estes sistemas de reconhecimento.

4 comentários:

  1. E vai trazer sensor de impressão digital + reconhecimento facial + reconhecimento da Iris? Tudo num só aparelho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas isso já tinhas também no S8 e Note 8...

      Eliminar
    2. E dá para escolher usar qualquer um a qualquer momento? Por exemplo, validar uma operação de homebanking com a impressão digital ou com a iris, indistintamente?

      Eliminar
    3. Não, isso já depende das apps e de que sistemas suportarem. Estamos a falar do desbloqueio a nível "de sistema".

      Eliminar