2018/01/13

Huawei WiFi Q2 combina redes mesh com powerline

São cada vez mais os fabricantes que vão apostando nas soluções mesh para garantir uma cobertura WiFi alargada e sem falhas, e também a Huawei se aventura neste campo com este novo WiFi Q2.


O WiFi Mesh é uma das soluções de mais simples instalação para expandir uma rede WiFi sem recorrer ao uso dos populares "repetidores/extensores" - que também fazem um serviço idêntico, mas roubando a largura de banda disponível. Com uma rede mesh, a interligação entre os diferentes módulos é feito usando frequências adicionais, permitindo tirar partido de toda a largura de banda disponível. No caso deste WiFi Q2 a Huawei vai ainda mais longe, pois para além da rede Mesh nos 5GHz, conta também com um módulo PLC  G.hn gigabit (powerline) pelo que, segundo a marca, a cobertura nunca será um problema. O router dispõe ainda de um canal dedicado para as ligações IoT, assim como um processo de configuração em cinco passos, por forma permitir uma instalação rápida e fácil.

O WiFi Q2 permite uma ligação híbrida até 1867 Mbps, combinando a velocidade do WiFi Mesh com a do PLC, suportando até 192 equipamentos em simultâneo e um máximo de 16 hotspots. Em termos de segurança, o router conta com um algoritmo anti brute-force, para evitar que vizinhos intrometidos se infiltrem na nossa rede.


Em termos de preços e disponibilidade (que será global), pouco ainda se sabe. O Q2 irá estar disponível em três configurações:
  • Premium, com 3 módulos AC1200 com funcionalidade híbrida ($349?);
  • Regular, também com 3 módulos, mas apenas com WiFi mesh;
  • Base, com um router e um satélite.
Há que aguardar então pela chegada deste produto à Europa, mas garantidamente será algo que terei debaixo de olho, para verificar se será a solução para os meus problemas de cobertura do WiFi.

1 comentário:

  1. O facto deste router permitir a banda dos 5GHZ é fantástico que é aonde tenho mais problemas na banda dos 2,4 estou confortável mas com uma velocidade muito mais baixa , este também vai ficar no meu radar

    ResponderEliminar