2018/01/20

Interruptores mecânicos inteligentes motorizados


Um dos problemas na automatização das casas é compatibilizar os interruptores tradicionais físicos com a actuação remota digital, mas houve quem resolvesse o problema usando servo-motores para actuar fisicamente os botões.

Na maior parte dos casos, automatizar interruptores de parede passa por utilizar um micro-módulo atrás do interruptor, e no processo fazendo com que o estado actual ligado/desligado deixe de estar relacionado com a sua posição física. Para algumas pessoas isso pode gerar alguma confusão, daí a curiosidade deste sistema criado por Alex Shakespeare.

Em vez de se limitar a ter operação digital, estes interruptores inteligentes passam a ter também actuação física mecânica. Ou seja, se o estado for mudado através de uma rotina temporizada - ou remotamente usando-se uma app ou interface web - a posição física do interruptor irá mudar, tal como se alguém tivesse carregado nele.

Para a maioria das pessoas, o processo continuará a ser demasiado trabalhoso e complicado de implementar (face a soluções puramente digitais). Mas... quem se quiser dar ao trabalho, poderá usar o seu projecto como base de trabalho, sabendo que está disponível esta interessante solução.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)