2018/01/11

Lenovo Mirage Solo são os primeiros óculos VR Daydream independentes


Depois da aposta nos óculos VR que levavam o smartphone encaixado, a Lenovo apresenta o Mirage Solo: os primeiros óculos VR Daydream que funcionam sem que seja necessário um smartphone ou PC adicional.

A Google anunciou que o seu programa Daydream VR iria contar com óculos independentes, e a Lenovo é a primeira a chegar ao mercado. O Lenovo Mirage Solo conta com um Snapdragon 825, 4GB de RAM, 64GB + microSD, e um ecrã de 5.5" QHD.

É um hardware equivalente ao que se encontraria num smartphone de gama superior, e que aqui fica integrado nuns óculos VR prontos a usar, sem necessidade de mais nada (a não ser uns headphones que infelizmente não estão incluídos - mas tendo ficha standard de 3.5mm). O que não encontramos em qualquer smartphone é o sistema Google WorldSense, que recorre a câmaras nos próprios óculos para fazer o tracking posicional sem necessidade de câmaras externos.

Inevitavelmente, óculos VR como estes - que dispensam a necessidade de equipamentos externos - irão ser o futuro. A questão é que, neste momento, não será fácil justificar gastar centenas de euros (a Lenovo diz que estes Mirage Solo irão custar menos de $400) para algo bastante específico e de utilidade ainda bastante limitada. Mas, temos que começar por algum lado... e se os smartphones forem exemplo, modelos que há anos custavam $400 podem actualmente ser encontrados por $100 ou pouco mais. Pelo que... é só aguardar até que as coisas se conjuguem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)